PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Baixe grátis o livro “A Viuvinha”, de José de Alencar

;
Postado por: 
Em: Literatura Nacional

Olá leitores do Canal do Ensino!
Sabia que você pode baixar gratuitamente grandes obras da literatura brasileira?
Portal Domínio Público, do Governo Federal, disponibiliza grandes obras da língua portuguesa que, em sua grande maioria, se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.
Desta vez, a dica é o livro “A Viuvinhaescrito por José de Alencar. Aproveite para conhecer mais um clássico da literatura brasileira. Baixe grátis e leia a hora que quiser.
Livro
“A Viuvinha”, publicado em 1857, se enquadra no grupo de romances urbanos de José de Alencar. Nessas histórias, o escritor procurou registrar os padrões de comportamento e valores da sociedade que estava em transformação no período do Segundo Império. Alencar percebeu que a sociedade era movida principalmente pelo dinheiro e estava preocupada com o status social que o poder aquisitivo dava. Nas obras dessa fase, há um conflito entre o indivíduo e esta sociedade.
Neste livro, o escritor traz um personagem principal que é um herói que supera tudo, é rico, honesto e na flor da idade. Tudo isso situado em uma sociedade que já se mostrava desigual. A fragilidade da mulher, descrição dos ambientes, mistério, religiosidade e o acaso são outros elementos presentes. A crítica principal do livro vai para burguesia, onde o elemento central é o dinheiro.
Como curiosidade, a história faz referência a uma outra obra escrita por José de Alencar: “Cinco Minutos”. Assim como nesse livro, o narrador (que é o mesmo e onisciente) conta tudo como se estivesse escrevendo uma carta para a sua prima. Ele relata que ouviu esta história de sua esposa Carlota. O narrador e Carlota (protagonistas de Cinco Minutos) são vizinhos de Jorge e Carolina, personagens principais de “A Viuvinha”.
A história
“A Viuvinha” é uma história de um jovem casal, Carolina e Jorge. Jorge é um órfão herdeiro de uma grande fortuna que em sua juventude passa a gastá-la sem nenhuma preocupação. Ele criado por Sr. Almeida, que é quem lhe dá a notícia da desonra e miséria do nome de seu pai, por causa de dívidas. Isso faz com que Jorge se sinta culpado em se casar com a doce e meiga Carolina e na sua noite de núpcias forja sua morte para ter tempo para limpar o nome de seu pai. Depois de alguns anos passados no exterior, com honra e dinheiro, Jorge volta para tentar reconquistar seu grande amor que nunca desistiu de o esperar.
Portal Domínio Público
O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma justa, colocando à disposição de todos os usuários  uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal tem como seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK