FOTO: Hilana Reges/Facebook |
Não poderia deixar de prestar uma homenagem a essa gigantesca escola que brotou na década de 1960, e que nos traz recordações inesquecíveis.
Quantas palavras, quantas histórias foram vividas pelos jovens alunos dentro das salas de aula tendo à frente a figura incansável e sábia de Dr. Salomão.
Antes da fundação do colégio, nós, jovens aracoiabenses não tínhamos condições de nos deslocar para estudar em outros lugares, pois a situação financeira não permitia que saíssemos de nossa cidade. Com a iniciativa de Dr. Salomão, a Escola Normal Virgílio Távora foi fundada por Dr. Salomão, e transformou a vida de todos os que nela passaram.
Eu, Helena Regis, orgulho-me em afirmar que fui uma das fundadoras desse imensurável monumento cultural que fora o GVT, que sempre estivera à frente de seu tempo. Tivemos a oportunidade de estudar línguas: latim, francês e inglês, além de filosofia, arte, e as disciplinas tradicionais, uma vez que nosso diretor sempre se empenhava para dar mais aos seus alunos.
Essa escola se expandiu pela região do Maciço de Baturité e localidades vizinhas, dando oportunidade àqueles que precisavam concluir os seus cursos secundários.
É impossível deixar de falar das festas de término de curso acompanhadas com bons conjuntos musicais de Fortaleza, que tocavam a valsa para aqueles que ali estavam. Também havia os desfiles de Rainha do Estudante, as festas folclóricas, gincanas, desfiles do 7 de setembro- todas as comemorações que entraram na história do município. No cinema que ali existia assistíamos a bons filmes, e isso animava a juventude da época. Quantos jovens realizaram seus sonhos de amor e até hoje narram as suas histórias, passando de geração em geração. Todo aluno do GVT traz consigo as lembranças culturais da educação que obtiveram.
Sou saudosista, e eterna admiradora de tudo o que existia no GVT; até porque minha história de vida lá começou na juventude.
Hoje nos resta saudades de todos: professores, alunos, funcionários, amigos da infinita família do nosso querido GVT. O tempo passou, os alunos e professores tomaram seus próprios destinos e hoje todos são bons frutos da colheita da educação do Colégio GVT.
Não podemos mudar tudo o que acontece na vida, mas as boas coisas que aconteceram serão eternas enquanto vivermos em nossas memórias.
Que Deus esteja sempre ao lado de todos os que realizaram ali os seus sonhos e que Dr. Salomão jamais seja esquecido por aqueles que lhe foram gratos pelos seus feitos na educação.
Expresso assim, minha gratidão e reconhecimento por tudo o que aprendi no nosso querido e inesquecível Ginásio Escola Normal Virgílio Távora.
Essa singela homenagem brota do coração da aluna, professora e co-fundadora do GVT:
@Helena Regis.
Foto: Helena Regis |
LEIA TAMBÉM: O prédio que sediou o GINÁSIO ESCOLA NORMAL VIRGÍLIO TÁVORA em Aracoiaba-CE., por mais de 50 anos, foi vendido ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário