PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Black Friday: conheça origem do dia e a Black Friday Brasil

Como surgiu a Black Friday? Conheça a origem o dia de compras e como aproveitar as promoções e descontos da data para aprender inglês!
@
As Black Fridays impactam, todos os anos, consumidores espalhados pelo mundo. Veja, neste artigo, a história e curiosidades sobre esse dia especial de compras que ocorre todo mês de novembro e é super esperado tanto pelos lojistas quanto pelos clientes!

Você é aquela pessoa que adora promoção e sempre sai de um passeio no shopping center com, pelo menos, uma sacolinha? Se sua resposta for sim, a palavra em inglês Black Friday deve soar bastante familiar. Essa data, original dos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo inteiro e passou a fazer parte da estratégia comercial de vários países.

Você é estudante de inglês e quer se aproximar um pouquinho mais da cultura americana? Então, continue lendo o artigo! Não perca os detalhes sobre a origem dessa data especial de compras, além das curiosidades sobre a Black Friday Brasil!

Qual a origem da Black Friday?

Para quem está estudando inglês, é sempre bom conhecer um pouco mais da cultura dos EUA. No que diz respeito a Black Friday, todos sabem que não é de hoje que a data é mega famosa no Brasil.

Esse dia especial é recheado de descontos e liquidações diversas. Isso reserva para os consumidores de várias partes do mundo a chance de fazer negócio com um custo-benefício mais vantajoso no mercado.

No entanto, por mais naturalizado que esse dia esteja em terras brasileiras, esse dia de liquidações teve origem nos Estados Unidos.

Existem várias suposições a respeito de seu surgimento. A hipótese mais aceita é a que diz que a expressão “black friday” surgiu na década de 1960, como uma gíria policial na Filadélfia, cidade localizada no estado da Pensilvânia.

Mas o que a Black Friday tem a ver com a polícia?

Você pode estar se perguntando “Qual o motivo para existir essa relação?”

O Dia de Ação de Graças é comemorado nos EUA em toda última quinta-feira de novembro. Na década de 1960, o trânsito aumentava muito no dia seguinte a esse feriado, o que era um pavor para as autoridades. Por conta disso, os policiais passaram a apelidar essa sexta-feira de black friday (“sexta-feira negra” em português), já que ficavam frustrados com o caos que se instalava nas ruas. 

Para os vendedores, por outro lado, era proveitoso o aumento do número de pessoas nas ruas. Por isso, os preços caíam de propósito e eram planejadas promoções para atrair mais compradores.

Naturalmente, então, a black friday ganhou um caráter de dia de compras natalinas, pois era próxima às festas. Um momento aproveitado pelos americanos para comprar presentes.

A Black Friday dos vendedores

A conotação do termo black friday não tem nada de positiva, mas, por mais que o termo tenha sido usado de forma negativa, ficou tão popular que foi aderido.

Por conta dos altos números de vendas, para os vendedores, o saldo bancário deixaria de ser red para ser black. Segundo a página sobre a Black Friday na Wikipedia, a cor vermelha simbolizava valores negativos, enquanto a cor preta era utilizada na área de finanças para valores positivos. Ou seja, a black friday era entendida, também, como o dia no qual o grande lucro com as vendas faria com que os comerciantes “saíssem do vermelho”.

Como surgiu a Black Friday Brasil?
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK