PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Castanha do cerrado pouco conhecida, o baru é rico em nutrientes

 Dia Nacional do Cerrado é comemorado em 11 de setembro

POR AGÊNCIA BRASIL - No dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul, que se estende por pouco mais de 2 milhões de quilômetros quadrados (km²) e equivale a aproximadamente 22% território nacional.

Para marcar a data, a Agência Brasil prepara uma série de quatro reportagens que serão publicadas até o dia em que se celebra o bioma. Na primeira, o tema é a culinária e os ingredientes típicos da região. 

A chef de cozinha Di Oliveira é proprietária do Brasis Ateliê Gastronômico, restaurante em Brasília que utiliza muitos elementos do cerrado em seus pratos, como o pequi, o murici, a castanha de baru, o cajuzinho do cerrado e a framboesa do cerrado.

Segundo ela, ainda falta muito para que os ingredientes da região se tornem popular. “Além do pequi, acho que o brasileiro não usa [outros ingredientes] porque não tem conhecimento. Precisamos divulgar mais os frutos do cerrado e suas propriedades e sabores! Sinto que as pessoas estão em busca dessas experiências.”

Di Oliveira acredita que é possível valorizar e preservar o cerrado por meio da gastronomia “Criar pratos e mostrar a nobreza desses ingredientes que são tão fortes e saborosos. Eu sinto essa necessidade amo essa diversidade e a riqueza que ele oferece. São muitos sabores! Acho que hoje o cerrado perde muito com as queimadas e por conta disso muitas vezes ficamos sem produtos no mercado. O cuidado, a preservação é fundamental para o crescimento dos produtores. E também mais apoio para eles possam continuar a produção.”

Uma das receitas criadas por Di Oliveira é o molho pesto de baru com majerona e azeite, que pode ser degustado com pasta, pães e risoto.

200g de Baru torrado e sem casca. 
200g de queijo parmesão
100g de folhas de manjerona
500ml azeite
sal a gosto
Pimenta a gosto. 
Bata tudo no liquidicador
E pronto: agora é só usar a criatividade para servir! 

Continue Lendo em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/castanha-do-cerrado-pouco-conhecida-o-baru-e-rico-em-nutrientes

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK