Em: Curiosidades
POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)!
Escola, trabalho, tarefas domésticas, encontro com amigos(as), estamos cada vez mais em uma corrida contra o tempo. Às vezes, você gostaria de aprender um idioma novo, conhecer um pouco mais sobre cinema ou simplesmente se informar, mas não consegue conciliar os horários para fazer tudo isso.
Nesse sentido, o podcast surge como uma excelente ferramenta para viabilizar o caminho entre o que você deseja e o tempo que você tem. A mídia em formato de áudio permite a simultaneidade de atividades, ou seja, você pode escutar enquanto caminha, dirige, limpa a casa, toma banho.
Seja por meio de uma plataforma de streaming de áudio, seja fazendo download do arquivo, é possível escutar seu(s) podcast(s) favorito(s) em qualquer lugar, em qualquer horário. Além disso, com a diversidade de temas, não há restrição de público e os conteúdos são disponibilizados gratuitamente para consumo.
Podcast: o que é e como funciona
A palavra podcast teve origem a partir de dois conceitos em inglês, Personal On Demand (pessoal e sob demanda) e Broadcasting (radiodifusão). Pode-se dizer, então, que se trata de um rádio sob demanda.
Isso significa que, diferentemente do meio de telecomunicação que conhecemos (o rádio), os podcasts são criados para fornecer conteúdos quando e onde o consumidor quiser. Sendo possível escutar on-line, em um aplicativo de streaming de áudio ou baixando no seu smartphone.
Os arquivos disponibilizados em formato de áudio, como explica a Rock Content, possibilitam uma nova maneira de investir na entrega e no compartilhamento de informação, conhecimento e entretenimento.
Popularização do podcast no Brasil
Esse formato de transmissão de conteúdo já existe há um bom tempo no país, mas tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, principalmente no período da pandemia de Covid-19, conforme demonstra pesquisa encomendada pela Globo.
A informação é de que, em 2019, o consumo de podcast era feito por 21 milhões de brasileiros(as) e, desde o início do isolamento em razão da propagação do coronavírus, esse número aumentou 33%, o que totalizou aproximadamente 28 milhões de ouvintes. Ainda é preciso analisar com rigor os motivos de ascensão dos podcasts, mas certamente o acesso à internet e a produtos tecnológicos facilitou o processo.
30 podcasts para escutar quando quiser
Tendo em vista essa tecnologia de distribuição de conteúdo, de acesso fácil e gratuito, organizamos uma lista de 30 podcasts, com diversas propostas de apresentação, linguagem e temas, para você aprender, se informar e se divertir. Vejamos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário