Texto oferece consulta, promete saque via pix e fornece link falso. Material citado não é do BC, diz assessoria do Banco Central. Plataforma de verificação de segurança aponta que link pode ser golpe para roubar dados de quem clica.
POR G1 = Circula nas redes sociais uma mensagem que oferece a possibilidade de consultar o Registrato do Banco Central e oferece ao leitor um link para que ele acesse a consulta. É #FAKE.A mensagem falsa completa diz: "Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. Consulte agora." Em seguida oferece um link que menciona a palavra "registrato" e termina com "E/?/Consultar".
A palavra "registrato" remete ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central. O Fato ou Fake enviou uma cópia da mensagem à assessoria do Banco Central, que respondeu por e-mail que o "material citado não é do BC".
Além disso, uma pesquisa do link sugerido pela mensagem falsa na plataforma PSafe revela que o endereço é perigoso e não deve ser acessado. Veja abaixo o aviso gerado pela plataform após a inserção do link sugerido pela mensagem falsa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário