PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reforço ou Acompanhamento Escolar?

Quando falamos em "reforço", pensamos imediatamente que falamos de uma criança com problemas. Pode até ser, mas geralmente trata-se da maturidade de cada uma. Por isso é muito importante traçar o conteúdo do ano letivo com muito cuidado e atenção na idade relacionada a cada série. É preciso também que o professor esteja atento aos seus alunos, pois ao primeiro sinal de dificuldade é necessário mais atenção. Logo, as vezes se faz necessário um "reforço" extra classe, mas nada que um bom acompanhamento no dia a dia não resolva.
Acompanhamento escolar é feito diariamente em casa com uma pessoa instruída e paciente, normalmente o pai ou a mãe, Junto a criança, para que esta realize suas tarefas e estude o conteúdo dado. Sendo assim, a criança assimilará com mais facilidade o assunto diário que o professor aplica.
Mas veja bem, tem que ser diariamente, de preferência sempre no mesmo horário e com cuidado para não sufocar a criança.
Em algumas vezes ela pode se mostrar cansada, sonolenta, irritada, portanto é interessante fazer uma rápida dinâmica, ou simplesmente dar-lhe um pequeno tempo para beber uma água ou ver algo diferente fora do seu conteúdo de estudo. Mas que fique claro que isso não deve fazer parte rotineira do acompanhamento.
Assim como nós adultos precisamos de um tempo, as crianças também precisam.
Não pensem que esse acompanhamento é fácil por parte de quem o faz, pois é no dia a dia que a criança vai prosperando com essa ajudinha.
Alguém pode me perguntar ou afirmar:
-"Mas eu sempre fui aplicado(a) e estudioso(a) e nunca precisei de ajuda ou acompanhamento"
Ótimo, parabéns.
Há mesmo muitas crianças que não precisam disso, mas diante a ausência dos pais, cada dia mais se faz necessário.
Há ainda grandes exemplos de crianças que mal tem o que comer e no entanto são ótimos estudantes.


Minha dica é: quem não pode acompanhar pessoalmente, procure ajuda.


Como já disse muitas outras vezes, o conjunto é que faz a diferença: escola/professor --> aluno --> família


Imagem daqui

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK