PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estados concluem conferências em outubro

Termina este mês a etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. Em todo o Brasil já foram realizadas mais de 4,2 mil conferências municipais e mais dez estaduais – Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. Na etapa estadual, que dura até 27 de outubro, os estados elegem seus representantes para a conferência nacional.
Até o final de outubro, irão acontecer conferências estaduais no Maranhão (4 a 6), no Acre (4 a 7), no Mato Grosso do Sul (4 a 7), em Sergipe (7 a 9), Pernambuco (9 a 11), Piauí (13 a 15), Mato Grosso (14 a 17), Rio Grande do Norte (17 a 19), Paraná (17 a 19), Amapá (17 a 21), Paraíba (18 a 20), Amazonas (18 a 21), Rondônia (19 a 21), Roraima (19 a 21), Santa Catarina (19 a 21), Pará (21 a 22) e Rio de Janeiro (24 a 27).
Os mais de mil conferencistas que participaram da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhãoforam convidados a debaterem sobre a reestruturação do sistema de gestão e a redefinição de pactos com os municípios, com a divisão do estado em 19 regiões e oito macrorregiões de saúde. Do total de 217 municípios maranhenses, 182 (84%) se mobilizaram na etapa municipal. Na 6ª Conferência Estadual de Saúde do Acre foi salientado o sucesso do Programa Rede Cegonha, que garante atendimento seguro e humanizado da gravidez aos dois primeiros anos de vida do bebê. Todos os 22 municípios acreanos realizaram conferências municipais.
Entre os destaques da 7ª Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul, foram citados o fortalecimento da atenção básica, a integração entre assistência e vigilância em saúde, a garantia do acesso à atenção especializada, a reorganização da atenção hospitalar, a qualificação da gestão e o fortalecimento do controle social. Nesse estado, a etapa municipal chegou a 100%, alcançando os 78 municípios. Em Sergipe, a 5ª Conferência Estadual destacou a importância de 100% dos municípios terem realizado suas conferências. Sergipe leva 52 representantes para a Conferência Nacional.
Pernambuco, em que 182 dos 185 municípios (98%) realizaram conferências, teve sua 7ª Conferência Estadual com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo representantes de usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade. A Conferência resulta na eleição de 124 representantes que irão compor a delegação pernambucana na 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Próximas conferências estaduais
Ainda em outubro, o Piauí, que teve 149 (67%) de seus 224 municípios envolvidos na etapa municipal, realiza suaConferência no Hotel Atlantic City, em Teresina. A 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso realiza-se no Hotel-Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, depois que todos os seus 141 municípios realizaram conferências de saúde. No Centro de Convenções de Natal, realiza-se a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.  Nesse estado, todos os 167 municípios mandaram representantes.
Para a 10ªConferência Estadual de Saúdedo Paraná, estado onde 394 (99%) dos 399 municípios realizaram suas conferências de saúde, o ponto de encontro é o Centro de Convenções de Curitiba. Em Macapá, no Teatro das Bacabeiras, acontece a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amapá, estado com 100% de adesão à fase municipal, por seus 16 municípios. A 7ª Conferencia Estadual de Saúde da Paraíba será realizada em João Pessoa, no Espaço Cultural. Foram 193 (87%) dos municípios paraibanos a realizarem conferências de saúde, de um total de 223.
Até o final do mês, haverá a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, que teve 97% de conferências municipais, a 7ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia, com 63% de adesão na etapa municipal, a 6ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima,onde 87% dos municípios fizeram conferência, e a 6ª Conferência Estadual de Santa Catarina, que teve total adesão na fase municipal.
Fonte: Agência Saúde

FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK