Cálcio presente na bebida pode estimular a redução de gordura e prevenir a obesidade
 POR GISLANDIA GOVERNO                                 
 Rio  - Importante fonte de nutrientes, o leite pode contribuir para a manutenção do peso. É o que aponta pesquisa da Universidade  da Califórnia sobre os benefícios da bebida. O estudo destaca que o  cálcio presente na composição pode estimular a redução de gordura no  organismo e prevenir problemas como obesidade.
 Segundo especialistas, o leite semi-desnatado é a melhor opção para quem  deseja emagrecer com saúde, por oferecer menos gorduras e calorias,  mantendo a qualidade nutricional. “Ao contrário do leite desnatado,  isento de gorduras e vitaminas lipossolúveis, o semi-desnatado pode ser  uma opção saudável em casos de restrição ao consumo  de gordura e colesterol e nas dietas de emagrecimento, desde que  enriquecido com vitaminas A e D”, explica a nutricionista Danielle  Moreira, do Memorial Saúde.
 Há restrições, no entanto, ao consumo do leite e seus derivados.  “Existem alergias relacionadas à intolerância à lactose (o açúcar do  leite). Para essas pessoas, laticínios e derivados provocam sintomas  como gases, dores de barriga, inchaço abdominal, diarreia ou  constipação”, destaca a nutricionista.
 TRÊS COPOS POR DIA
 O leite desnatado e o semi-desnatado têm menos gordura e são indicados  para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol ou que fazem  dieta de emagrecimento. “O leite integral é bastante calórico e deve  ser evitado”, frisa Danielle.
 A engenheira de alimentos Helena Camargo lembra que consumo de  leite é recomendado em todas as fases da vida: “A ingestão adequada é  de três copos por dia, sendo benéfica sob vários aspectos, como a  consolidação da formação da massa óssea para adultos jovens e  desaceleração da perda de massa óssea na terceira idade, além de prevenir osteoporose e outras doenças”.
 TUDO O QUE O LEITE PODE OFERECER
 PRESSÃO ARTERIAL
 Leite tem peptídeo, proteína que anular enzima que provoca estreitamento dos vasos sanguíneos, causa da hipertensão. 
 CORAÇÃO
 O cálcio do leite contribui com a vasodilatação e atua no melhor aproveitamento da glicose.
 DENTIÇÃO
 O cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.
 DIABETES
 O alto teor de aminoácidos das proteínas do leite favorece o controle da  glicemia e a ação da insulina. Dessa forma, atuaria positivamente no  controle das taxas de açúcar no sangue.
 HIDRATAÇÃO
 Repõe as perdas da transpiração e restitui funções do organismo, fornecendo energia, especialmente após atividades físicas.
 OSTEOPOROSE
 O cálcio é responsável pela mineralização óssea. O leite deve ser consumido em todas as fases da vida, para prevenção da doença.
 SONO
 Beber leite antes de dormir ajuda a ter uma noite tranquila. Isso se  deve ao triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor  que regula humor, apetite e sono.
 Fonte: O Dia
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário