PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Desvende os mistérios da cidade com um GPS

O uso profissional ou para turismo e também entretenimento tem popularizado os aparelhos de GPS
A missão de localizar um endereço, de saber por onde ir para encurtar a viagem e traçar rotas como estratégias para ganhar tempo, e dinheiro, ficou bem mais fácil com a popularização dos equipamento de Global Positioning System, os famosos ´GPSs´. Basta olhar pela janela do carro para ver o quanto estão populares estas maquininhas que disponibilizam serviços cartográficos da maioria das cidades pelo mundo.

Funciona assim: o equipamento na terra envia sinais para os satélites que devolvem a informação em forma de localização aplicada, em seguida, a um mapa contido em cada equipamento que tenha o GPS.

Há no mercado, hoje em dia, diversas marcas nacionais e importadas de GPS e de todos os preços. A Ibyte, uma das lojas do varejo de Fortaleza, tem aparelhos que variam entre R$ 219 a R$ 1.319. Mas foi mesmo com a chegada dos tablets e dos smartphones, que o GPS teve um boom.

Agora, quem tem um smartphone não se perde mais onde estiver. E o uso do GPS vai ganhando novas funções desde as mais sérias como o monitoramento de veículos, cargas e até de pessoas, até a geração de informações para entretenimento como a programação de trajeto de uma caminhada e a localização dos espaços frequentados pelos usuários.

Turismo

A Google, por exemplo, já disponibiliza mapas interativos com fotografias em 360º das ruas de grandes cidades do mundo, pelo Google Street View, o que facilita ainda mais a localização de endereços e permite ao usuário fazer um passeio turístico da tela do próprio tablet, por exemplo. Pontos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Torre Eiffel, em Paris estão a um clique de qualquer cidadão.

Estes aparelhos chegam para facilitar a vida das pessoas e para dar mais segurança e agilidade também. O uso profissional do GPS está fazendo a diferença, por exemplo, para empresas e cooperativas de táxi de Fortaleza. E o benefício é grande. "O cliente solicita um táxi, nós temos que passar via rádio para o carro mais próximo da área do pedido. Até contactarmos um taxista que pegue a corrida é um tempo perdido muito grande. Agora, com o GPS, o próprio equipamento checa a localização do carro e despacha a corrida", informa Henrique Alexandre, presidente da Cooperativa Rádio Táxi Ceará, que está em fase de implantação do sistema. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) já utiliza o sistema para o monitoramento dos ônibus e vans, mas quer ampliar para os táxis. "Realizamos uma reunião para viabilizar este monitoramento que é importante para verificarmos uma ocorrência, saber como está sendo o serviço", informa Marcelo Teixeira Pontes, responsável pelo monitoramento do órgão.

Mas nem tudo são flores para os usuários do serviço. Muito comum entre turistas, o uso do GPS deve ser feito com atenção. É que alguns equipamentos possuem mapas cartográficos desatualizados e algumas rotas podem levar a locais indesejáveis.

"Certa vez no Rio, aluguei um carro com o GPS só que o equipamento nos levou a lugares inesperados. Nós ficamos com medo", conta a jornalista Taís Lavor, ao relatar a experiência ruim com um mapa desatualizado, em uma viagem.

Wilton Bezerra, usuário do GPS mesmo antes da chegada deles em Fortaleza, diz que o problema é falta de intimidade das pessoas com um equipamento. "É preciso manter o mapa atualizado e saber operar. O GPS é uma máquina se for operada corretamente dará certo".

INÁCIO AGUIAR ESPECIAL PARA O TECNOGUIA
 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK