PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 25 de março de 2012

Redenção celebra libertação dos escravos




Redenção celebra libertação dos escravos - 25 de março de 2011


Redenção celebra libertação dos escravos

Os eventos que lembram 128 anos de libertação dos escravos em Redenção estão marcados para hoje à tarde na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Há 128 anos, os escravos eram libertados em Redenção, no Maciço de Baturité. A localidade se tornava a primeira da então província do Império a abolir a escravidão. A data será lembrada hoje com vários eventos promovidos pela Prefeitura e Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), entre eles, o lançamento do livro didático “Descobrindo e Construindo Redenção História e Geografia”, das Edições Demócrito Rocha.



A solenidade de lançamento está marcada para às 14h30min, no Campus da Liberdade da Unilab, que fica na avenida da Abolição, entrada da cidade. Durante os festejos, também será comemorada a conquista do Selo Educação pela Igualdade Racial, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) ao município.

Estarão presentes prefeitos da região, autoridades ligadas à Universidade Federal do Ceará e Unilab. Também participará o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny. Ele vai proferir palestra sobre “Educação: Formação para a Liberdade”. Às 17 horas, estão programadas atividades culturais na Praça da Liberdade.

O livro “Descobrindo e Construindo Redenção História e Geografia”, escrito pelo historiador e pesquisador da cultura negra do Ceará, Hilário Ferreira e pelas geógrafas Marisa Ribeiro e Ana Emília Maciel, destina-se aos alunos do Ensino Fundamental I. Será distribuído nas escolas da rede municipal para estudantes do 4º e 5º anos. Conta a história e aborda questões geográficas de Redenção partindo da ideia de que homens, mulheres e crianças são sujeitos da história e das transformações do ambiente em que vivem.

A programação festiva de hoje inclui também a doação à Unilab e à Prefeitura do município da Coleção História Geral da África, pelo Representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, que será entregue ao reitor Paulo Speller, da Unilab.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: http://josenidelima.blogspot.com.br/2011/03/redencao-celebra-libertacao-dos.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK