PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 2 de maio de 2012

NOTÍCIAS - PROGRAMA DO ROCHINHA


QUARTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2012

Começa hoje a festa de emancipação política de Ibaretama

Alvorada, Missa em ação de graça, feira de artesanato, torneios esportivos, exposições de arte, apresentações culturais, escolha da Miss e do Mister 2012, sessão de cinema no Centro Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora, tudo isso, para comemorar o aniversário de emancipação política de Ibaretama.

A festa começa hoje quarta-feira, dia 2, e continua até o dia 7, com homenagem especial às mães pela manhã, e à noite, festa com Garota Safada, Solteirões do Forró e Forró Curtição na praça da Igreja Matriz. No dia seguinte, 8 de maio, quando Ibaretama comemora 24 anos de emancipação, será feriado municipal.

Prefeito Leonildo inaugura Quadra Poliesportiva da Escola João Egidio da Costa  nesta quarta-feira(02)
  
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental João Egidio da Costa, na localidade de Lagoa do Velho, em Ocara, passam a contar com uma nova estrutura física para desenvolver suas atividades físicas e recreativas. A boa notícia se deve a solenidade de inauguração da quadra poliesportiva da referida escola, que acontece nesta quarta-feira, dia 02 de maio, com início às 19 horas.

A construção do novo espaço coberto é mais uma realização da atual administração “Gestão Ocara Nova”, através da Secretaria Municipal de Educação, que visa estruturar todas as escolas do município com quadras poliesportivas. Além da quadra, também será inaugurada hoje a reforma da E.E.F. João Egidio da Costa.

Mais informações:Secretaria Municipal de Educação (85)3322-1011



Arqueólogos acham esqueleto de índio

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que, desde março, estão realizando escavações arqueológicas no cemitério indígena da Serra do Evaristo, em Baturité, encontraram um novo esqueleto. Diferentemente das que vem sendo descobertas, a ossada está em bom estado de conservação.


Os arqueólogos Sérgio Francisco Serafim Monteiro e Cláudia Alves de Oliveira identificaram que o esqueleto, achado no interior de uma grande urna de barro no último dia 20 de abril, é de um índio que teria morrido com mais de 60 anos de idade. Junto do esqueleto, que encontra-se de cócoras, foram achados pequenos recipientes de barro contendo ossos de animais de caça e algumas sementes, o que indica a realização de um ritual fúnebre.

A hipótese levantada pelos pesquisadores é a de que o índio teria sido uma grande autoridade religiosa ou política entre a tribo em que vivia, tendo em vista o tamanho da urna e a quantidade de recipientes que estavam ao seu redor. Como o trabalho de escavação é bastante delicado e, principalmente, porque a estrutura do esqueleto não está danificada, os pesquisadores não tem previsão de quando todo o barro será retirado da urna.

Até agora, é possível ver somente o crânio e parte dos ombros e das pernas no esqueleto. De acordo com o professor da rede pública de ensino de Baturité, João Batista de Assis, que colabora com o trabalho, os arqueólogos acreditam que o índio pertenceu a uma comunidade pré-colombiana e não teve nenhum contato com o homem branco. Contudo, para saber realmente há quanto tempo ele viveu, será preciso enviar o esqueleto para ser submetido a exame de Carbono 14, na Universidade de São Paulo (USP).

Mesmo após o exame de Carbono 14, para confirmar a época em que viveu o índio, as panelas de barro achadas na urna poderão ser mandadas para Miami, nos Estados Unidos, para um exame de termoluminiscência, procedimento que tem como base a medição da quantidade de luz emitida quando um objeto cerâmico é aquecido para identificar a idade do objeto.

A pesquisa no cemitério indígena é patrocinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e surgiu depois que peças arqueológicas começaram a ser identificadas no local pelos próprios moradores. Segundo João Batista de Assis, devido à erosão do solo da estrada de terra que cruza a Serra do Evaristo, muitos dos osso são fáceis de ser encontrados.

Atualmente, três urnas que foram achadas por moradores estão armazenadas no lugar. Os pesquisadores já encontraram 11 urnas.



Ceará lança Comitê Integrado de Combate à Seca

O Governo do Estado do Ceará lança oficialmente nesta quarta-feira (02/05) o Comitê Integrado de Combate à Seca. A solenidade será no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, às 09:00 hs, e contará com a presença do governador Cid Gomes, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

O comitê será coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e terá representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Pelo Governo Cearense, participarão as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, as vinculadas Cagece, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

O comitê vai receber e encaminhar as demandas dos municípios que registraram perdas de safra em virtude da estiagem. Para o combate à seca, o Ceará vai receber do Ministério da Integração Nacional R$ 199,9 milhões para atender 222.300 pessoas da zona rural no Ceará com sistemas de abastecimento de água e mais 55.429 pessoas serão beneficiadas com cisternas. “O Comitê vai acompanhar, avaliar e fiscalizar a assistência aos municípios atingidos pela seca e vai indicar as obras e ações necessárias para minorar os efeitos da estiagem”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
 
Nova resolução do TSE beneficia profissionais de imprensa

A Lei aprovada pelo Congresso Nacional é clara, quem tem programa em rádio e TV e quer ser candidato, tem que sair do ar 60 dias antes da eleição. Uma Resolução do TSE, a de nº 23.370, em seu art. 9º, parágrafo 4º, proíbe showmícios. No parágrafo 5º, a mesma Resolução recomenda que, cantores, artistas e apresentadores podem continuar exercendo a profissão durante o período eleitoral, desde que, durante o show não ocorra qualquer alusão a sua candidatura ou a campanha eleitoral, caso não seja ele candidato.

Como se vê, esse parágrafo fala de apresentador de show e não de apresentador de rádio e TV. É uma questão de hermenêutica. Além do que, uma Resolução não pode inviabilizar uma Lei que não foi revogada.

Cinco mil trabalhadores comemoram feriado com passeio de bicicleta

Cerca de cinco mil trabalhadores participaram, ontem, terça-feira, 1, da 17ª edição do passeio anual de bicicleta do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) em comemoração pelo Dia do Trabalho. O passeio percorreu ruas do Centro, Jacarecanga e da Praia de Iracema.

Policial e comerciante são mortos a tiros

Um comerciante e um policial aposentado foram atingidos a tiros por volta das 11h dessa terça-feira (1°) em Maranguape.

O suspeito trajava um blaser azul quando entrou no comércio conhecido pelos moradores como 'Padaria do Seu Celso', e atingiu a tiros o dono estabelecimento, Celso paulo de Souza, 42 anos. Ao todo foram dois tiros nas costas e um na cabeça.

O policial aposentado Sargento Kepler Miranda de Oliveira, de 73 anos, estava no local e , mesmo desarmado, tentou intervir, travando uma luta corporal com o suspeito. O sargento acabou levando dois tiros no pescoço e um no queixo e também não resistiu.

Segundo o soldado Cássio Oliveira da Companhia Provisória de Maranguape, não houve tentativa de roubo. O suspeito "já chegou com a intenção de matar".

O suspeito fugiu numa moto preta, juntamente com outro indivíduo, que prestava suporte à operação, mas o veículo foi abandonado próximo ao hospital Dr. Ageu Gurgel.



Presidente do Leão admite adiar decisão


A polêmica criada em torno da segunda partida da decisão do Estadual entre Ceará e Fortaleza cair no mesmo dia da procissão de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio, fez o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, levantar possibilidade de adiar o jogo para o domingo seguinte, dia 20 de maio. 


“Aceitamos adiar sem problema. O que não dá é querer antecipar para o sábado (dia 12), porque vamos jogar no meio de semana com o Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil”, declarou o dirigente.
Ceará anuncia 3 novos reforços para a Série B





É oficial. A diretoria do Ceará Sporting Club anunciou nesse feriado de 1º de maio um pequeno pacote de contratações da equipe alvinegra para a Série B de 2012. Trata-se de Vitor Hugo, zagueiro que estava no Ituano-SP, volante Jardel e o meia Tinga, que já tinha o acerto noticiado pela imprensa esportiva.

De acordo com o site oficial do clube, os três atletas serão apresentados na tarde desta quarta-feira (2).



Grêmio tenta se recuperar de decepção do Gre-Nal


O Grêmio vem em baixa para enfrentar o Fortaleza, nesta quarta, às 19h30, no PV. No último domingo, o Tricolor foi eliminado do Gaúchão ao perder por 2 a 1 para o Inter, ficando de fora até mesmo da final do estadual. Na Copa do Brasil, a equipe passou com facilidade por River Plate/SE e Ipatinga nas fases anteriores, conquistando quatro vitórias em quatro jogos.

A meta gremista é voltar do Ceará com um resultado que não complique o jogo de volta, em Porto Alegre, no dia 9. O jogo será transmitido pela TV Diário.


Vereadora que recebeu apenas um voto assume mandato aos 80 anos

A professora aposentada Constança Melo de Carvalho, 80 anos, foi empossada na Câmara Municipal de Coivaras, tendo no currículo um fato inusitado. Filiada há 14 anos no PMDB, Constança assumiu o mandato de Raimunda Costa dos Santos, cassada em fevereiro peloTribunal Regional Eleitoral do Piauí por infidelidade partidária. Eleita pelo PSDB, ela migrou para o PSB em 2011.

O mesmo aconteceu com todos os suplentes da coligação "A união que o povo quer" que receberam mais votos que a professora. A decisão da Justiça Eleitoral foi uma surpresa para Constança, que estava afastada da política desde 2008, quando, na véspera da eleição, perdeu para o câncer,o único filho homem. "Meu filho quem me ajudava, era a cabeça política da família. Quando o perdemos, fizemos uma reunião e decidimos retirar minha candidatura", comentou a professora. Ela foi a única a votar em si. "Votei em meu número por respeito à coligação e ao PMDB", conta.

Os familiares foram liberados para votar em quem quisessem. Ao tomar posse, Constança disse que a "fidelidade é um bem que enobrece". Agora, de volta à Câmara dos Vereadores - ela já esteve à frente de três mandatos -, a professora reavalia a aposentadoria política. "Tô pensando em me candidatar no pleito deste ano, mas depende muito da minha família”.

A história se repete

A história da professora Constança Melo não é inédita no Piauí. Em junho de 2008, a funcionária pública Carmem Lúcia Portela Santos, 46 anos, tomou posse na Câmara Municipal de Pau D'Arco do Piauí após o titular da vaga ser cassado por infidelidade. Ela havia obtido apenas um único voto nas eleições de 2004.

Cigarro passa a ter preço mínimo de R$ 3

Começou a vigorar, nessa terça-feira, a determinação do governo federal que estipula preço mínimo de R$ 3 para o maço de cigarros.

A medida chega carregada de expectativa. Por parte do governo, há a esperança de que o preço elevado gere uma redução no consumo. Os fabricantes, por sua vez, acreditam que o valor mínimo ajude a combater o comércio ilegal.
A venda de cigarros contrabandeados é grande no Brasil. Somente este ano, foram apreendidos 1,1 milhão de maços. Em 2011, o número chegou a quase 5 milhões.

O varejista que vender cigarro por um valor inferior a R$ 3 está sujeito a pena de apreensão do produto e suspensão do direito de venda de cigarros pelo prazo de cinco anos.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK