PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 23 de julho de 2012

ARACOIABA - DADOS DE CONTEXTO DO MUNICÍPIO


DADOS DE CONTEXTO DO MUNICÍPIO

6.1. Origem
O Município tem 119 (Cento e dezenove) anos de emancipação política. Antiga sesmaria do Capitão Pedro da Rocha Maciel, localiza-se entre “um riacho que nasce na serra de Baturité e deságua no rio Choró, conhecido pelo nome de ARACOIABA.
A antiga aldeia tomou impulso, fez-se vila depois através do Decreto Estadual nº 44, de 16 de agosto de 1890, a Vila tornou-se Município Autônomo desmembrando-se de Baturité e ganhando a denominação que ficaria até hoje – ARACOIABA, palavra de origem indígena que significa “lugar onde os pássaros cantam”.

6.2. Dados Gerais
Aracoiaba compõe a região do Maciço de Baturité que é formada por treze municípios. Tem uma população estimada em aproximadamente 25. 251 (vinte e cinco mil duzentos e cinquenta e um) habitantes.

6.3. Divisão Geopolítica
Além da sede, o município tem oito distritos: Vazantes, ideal, Lagoa do São João, Pedra Branca, Jaguarão, Plácido Martins, Milton Belo e Jenipapeiro.

6.4. Localização Física
ARACOIABA – micro região 06 do maciço de Baturité – a área do município é de 880 Km2


6.5. Acidentes Geográficos
O Município é banhado por dois rios, sendo: Rio Aracoiaba e Choró, esses mesmos exercem um papel importante na agricultura local, pois as suas vazantes são utilizadas para a prática da agricultura de subsistência.

6.6. Limites
Ao norte, com Redenção; A Oeste, com Baturité; A Leste e ao Sul, com Ocara.

6.7. Clima
A temperatura média é de 30ºC e sua precipitação pluviométrica por ano é da ordem de 625 milímetros.

6.8. Malha Viária
A malha viária é formada pela CE-021 que liga Aracoiaba a Fortaleza, Baturité, Estrada Estadual, Baturité – Russas. O sistema de transporte intermunicipal possui estação rodoviária com linhas de ônibus que, liga a sede do município a zona rural, totalizando aproximadamente 282 Km.

6.9. Recursos Naturais
Entre as riquezas naturais do Município de Aracoiaba destacam-se as jazidas de calcário, minérios de granitos, grafite, caulim, argila, madeiras, babaçuais, cajueiros, cana-de-açucar, sendo as duas últimas, exploradas em maior escala impulsionando o desenvolvimento econômico do município, gerando, assim, sua maior renda.

6.10. Aspectos Demográficos
A população estimada é de 25. 251 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, distribuídos por toda sua extensão.

6.11. Aspectos Econômicos e Sociais
A economia do Município é predominantemente agrícola com participação da pecuária, onde pequenos produtores trabalham geralmente no regime de Economia Familiar. Boa parte dos trabalhadores rurais sobrevive através dos ganhos de aposentadoria de seus parentes.
Os comércios e a indústria de Aracoiaba são formados, em sua grande maioria por micro-empresas que procuram atender os clientes apenas em suas necessidades básicas de alimentação e vestuário.
O Poder local vem procurando o cumprimento da SUAS (Sistema Único de Assistência Social).


6.12. Aspectos da Educação
Três indicadores desafiam os gestores municipais para uma inversão a curto, médio e longo prazo. O primeiro é o alto índice de analfabetismo da população acima de quinze anos. Além da evasão e a repetência. Esses dois últimos utilizam como parâmetro avaliativo o percentual de alunos que consegue concluir a educação básica, sendo bem abaixo de qualquer expectativa.
A Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo tornar as 42 escolas públicas em espaços atrativos para a comunidade.

FONTE: http://www.4shared.com/office/o7o_Ps5s/PLANO_DE_GOVERNO_-_ARACOIABA_2.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK