PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como acabar com piolhos e lêndeas


Se você quer saber como acabar com piolhos, aqui você encontra: Tratamento caseiro e medicamentos para pediculose, nome da infestação por piolhos.

Dicas de tratamento caseiro para piolho capilar, para eliminar os piolhos


1-Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo.Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

2- Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.

3- A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos de seu filho uma vez por semana.

4- Ferva ou enxágue com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

5- Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-o separado das demais pessoas da casa.

6- Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.

7- Lave o cabelo da criança com xampu ou loção própria, receitada pelo pediatra. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!

8- Este "Dicas de Saúde" foi realizado com sugestão e apoio de Valter Moura (São Paulo - SP).
- Fonte: Projeto Piolho da Unicamp
- Créditos: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde

Hoje existem no mercado diversos remédios para piolho à base de substâncias como:

Piretróides: são inseticidas sintéticos análogos ao inseticida vegetal piretro, que existe na flor do crisântemo Chrysanthemum cinerariaefolium. Os piretróides possuem atividade ovicida e pediculicida contra P. capitis. Possuem pouca absorção pela pele. Exemplos: Deltametrina e Permetrina

Benzoato de benzila: Dentro do grupo dos acaricidas difenílicos, também pode ser encontrado em algumas plantas. Saiba mais sobre o benzoato de benzila clicando aqui.

- Organoclorados: Lindano-isômero gama do BHC. Esses medicamentos estão saindo do mercado. Não devem ser usados com frequência e nem preventivamente. Recomenda-se uma orientação médica para cada caso. Evita-los durante a gravidez e amamentação, a não ser que seja sob prescrição médica. 

Porque alguns desses medicamentos são desaconselháveis?

lindano tem a propriedade de se acumular nos tecidos adiposos e circular pelos diversos componentes das cadeias alimentares. Para alguns autores, pode causar ainda irritabilidade, inquietação, nervosismo, insônia e convulsões.

Qual o melhor tratamento para pediculose (piolhos)?
 Piolho não é em geral um problema pessoal. É coletivo.O tratamento de combate ao piolho deve ser portanto um tratamento coletivo, ou seja, de todo o grupo que mantém contato e que possa estar infestado.

Outra coisa importante é o controle mecânico. A melhor forma é a “catação” manual de piolhos e lêndeas com os cabelos úmidos e com creme rinse ou condicionador (facilita a retirada) diariamente, utilizando-se um pente fino (uma lupa ajuda).

Caso seja usado algum medicamento, trate de seguir rigorosamente a recomendação do fabricante. E é importante lembrar que não existe nada milagroso. Vai depender sempre da paciência e dedicação.

Por quanto tempo o tratamento deve ser feito?
O tratamento adequado - catação manual - deve se estender até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas viáveis.

Quais efeitos colaterais causados pelos piretróidessintéticos?
Algumas reações ocasionais ou raras como prurido, rubor, inchaço, queimação, dormência e ardor. Lembrar que eles são inseticidas, tóxicos. Passar piretróide no couro cabeludo, já irritado pela coceira, pode realmente trazer um grande desconforto.
Em entrevista ao Fantástico - Globo - o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, Julio Vianna Barbosa ensinou um jeito caseiro e muito simples de acabar com as lendeas. Leia trecho abaixo como fazer a "catação" das lêndeas:
(...)com algodão embebido em água misturada com vinagre, na proporção de um pra um.
Reportagem completa em : Fantástico 01/02/09
Site sobre o assunto: Portal do piolho cujo trecho acima foi extraído do mesmo.

Atualizações da página:
1-(reportagem do jornal hoje de 16/05): O piolho não pula, mas pode ser levado pelo vento. Um copo de vinagre e a mesma parte de água. Molhe com algodão e passe em 3 ou quatro fios. Pesquisadores da oswaldo cruz dizem que essa mistura é mais eficaz que os medicamentos tradicionais.

2- (Destaques da reportagem sobre piolhos no programa Bem-Estar (Globo)):
- O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os piolhos dos animais não atacam humanos, pois são diferentes;
- Algumas pessoas são assintomáticas: têm piolho nos cabelos, mas não os sintomas da infestação por piolhos e, por isso, não combatem o problema.
- A membrana que protege o ovo do piolho (lêndea) é muito resistente, feita de quitina, uma proteína.

3- Passo a passo para acabar com os piolhos

1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água morna
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre (para dissolver a quitina das lêndeas)
* Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio contra piolho.


FONTE: http://www.saudecomciencia.com/2009/02/como-acabar-com-piolhos-e-lendeas.html

Um comentário:

Unknown disse...

Sim e muito dificil eliminar todos os Piolhos! Tem um tratamento que mata todos e tira as lendeas tambem.
Se chama lousebuster. http://mundosinpiojos.com/en/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK