PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Você sabe ligar o ar condicionado do seu carro???


REPASSANDO


        Também não sabia. Mas tem muito fundamento. Vou seguir esse conselho. Fuiiii!!!!!!

Material de pequeno tamanho para leitura porém de grande valor.
Você sabe ligar o ar condicionado do seu carro???
http://www.paccini.com.br/imagens/produtos/thumb_PC700013.jpg
Compressor de ar condicionado Pálio 1.6

Bom pessoal, em tempos de frio, cabe nos a lembrar do calor. Me ocorreu que,  numa dessas andanças minha por ai,  estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.
Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta.

- Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro em alta velocidade?

Respondi:
- Não, não sei nada sobre isso...

Tendo questionado isso, ele ainda complementa:
-Além disso, você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso mas, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar  ar condicionado do carro em alta velocidade.

Eu, surpreso o interrogo.
- Mas porque?!?!?!

Responde ele.
- Veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema todo e irá danificando o compressor.

Bom, nesse momento fiquei estasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente o compressor de ar que que é usado  no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado..

Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você inciar o ar condicionado em alto giro o sistema todo irá ser submetido a uma arrancada violentíssima o que causa o dano ao sistema.

Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpms e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.

Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar?
Ele recomendou que se estiver em uma auto estrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o pé na embreagem, ou deixar o carro em "ponto morto" para o giro cair e aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.
Interessante não?
Vivendo e aprendendo...
Espero que a informação sirva para você.



.........................................
COLABORAÇÃO CAP. RIBEIRO

....................................................................

LI O COMENTÁRIO RE SOLVI POSTAR AQUI:

Essa matéria é falsa!
Vejam AQUI:
http://marciocc2.blogspot.com.br/2012/09/falso-boato-voce-sabe-quando-deve-ligar.html 



(Falso Boato): Você sabe quando deve ligar o ar condicionado do seu carro?

Mais um falso boato sensacionalista se espalha pela Internet, pela ação de internautas incautos e pouco críticos que repassam indiscriminadamente às suas listas de email e amigos de sites de relacionamento e, assim, contribuindo involuntariamente para que piratas e hackers clonem os nossos e-mails e invadam nossas páginas pessoais nos sites de relacionamento.

Neste caso o falsário, autor da matéria, alega que o ar condicionado de veículos não pode ser acionado enquanto o veículo encontrar-se em alta velocidade! Porém, vejam a seguir como isso é despropositado e sem qualquer fundamento técnico.

Da mesma forma que em todos os hoaxes (termo em Inglês para "embustes" ou "pulhas" eletrônicos), o autor cita personagens abstratos e não identificados ("uma empresa especialista", "um gerente", etc...), além de revelar várias outras características típicas e mostrar que não tem muita noção do assunto – aparentemente não entende como funciona um sistema de ar condicionado, tampouco o motor de um veículo, supondo que ambos (motor do veículo e sistema de ar condicionado) são interdependentes, construídos na base do improviso e sem conhecimentos tecnológicos e de engenharia, o que é simplesmente absurdo.

Além disso, qualquer leigo que esteja um pouco mais atento durante a leitura perceberá que a mensagem não faz muito sentido. Pois vejamos alguns pontos:

1)    Se por acaso o sistema de ar condicionado provocasse tamanho efeito sobre o motor do carro, este efeito seria sentido justamente ao contrário do que supõe o autor da mensagem, ou seja, quanto maior a rotação do motor (velocidade mais alta), menor seria o efeito provocado pelo "start" do ar condicionado, uma vez que o "momento de rotação" (ou torque) do motor é maior quanto maior a rotação (energia cinética). Isso é obvio: quanto maior a rotação, mais difícil será impor restrições (ou parar) um motor.

2)    Nos veículos de transmissão automática, que são a esmagadora maioria dentre os que vêm com ar condicionado de fábrica, seria impossível adotar essa recomendação, uma vez que o motorista não tem acesso à embreagem. Nem por isso pode-se dizer que esses sistemas de ar condicionado não tenham sido projetados para funcionar bem. Pelo contrário, funcionam muito bem! Sobretudo porque esses sistemas dispõem de uma espécie de embreagem (compressor variável) que evita sobrecargas momentâneas no momento o "start" do ar condicionado;

3)    Os conhecimentos de redação e de regras de linguagem dessa mensagem são sofríveis. Mesmo que esse autor incógnito fosse um mecânico, ao se atrever a redigir algo sobre esse assunto, deveria ter melhor conhecimento.

Comprovando o que se deduz acima, recebemos a informação do meu colega Engenheiro Mecânico, especialista no assunto, Antônio Maria de Souza, que esclarece:

"Na minha atividade, visito os clientes DENSO e DELPHI, que são  grupos Japonês que fabricam 95% de todos os sistemas de Ar Condicionado veicular que são montados no Brasil.

O sistema de Ar condicionado veicular é o componente do veiculo que teve os maiores avanços tecnológico nos últimos 10 anos, o que permitiu a sua instalação em carros de 1000 cc e os Japoneses estão na vanguarda nesta tecnologia.

O sistema , e  dotado de válvulas de segurança, e bobinas que alimentam uma central eletrônica no carro, iniciando o funcionamento da mesma forma com o carro em ponto morto ou em regime de alto giro."



Um comentário:

Μασcισ Αζmειδα disse...

Essa matéria é falsa!
Vejam AQUI:
http://marciocc2.blogspot.com.br/2012/09/falso-boato-voce-sabe-quando-deve-ligar.html

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK