DE SÃO PAULO Um novo estudo sugere que é mais difícil resistir a redes sociais, como Facebook e Twitter, do que a cigarros e álcool.
Um grupo de pesquisadores da faculdade de administração da Universidade de Chicago fez um experimento com 250 pessoas que vivem em Wurtzburg, Alemanha, para analisar o componente viciante das redes sociais em comparação a outros vícios.
Os participantes receberam um "smartphone" durante uma semana. A cada meia hora, os pesquisadores entravam em contato com os participantes para saber quais eram os principais desejos de cada um --e qual a intensidade deles, entre toletável e "irresistível".
No total, das 10.558 respostas 7.827 eram "episódios de desejos". Segundo o jornal britânico "The Guardian" a maior taxa de "descontrole" foram em relação às redes sociais. Mais do que cigarros, bebida e sexo.
O pesquisador Wilhelm Hofmann acredita que é mais fácil cair em tentação de checar o Facebook ou o Twitter porque não há inconveniente óbvio ou imediato ao usá-los. Ele, no entanto, lembra que tais serviços são "desperdício" de tempo para os usuários.
"A vontade de olhar o Facebook é mais difícil de resistir por causa de sua alta disponibilidade e também porque não há grande consequência para participar dessas atividades, mesmo quando se quer resistir a elas", disse Hofmann.
"Com cigarros e álcool há mais custos --de longo prazo, além do financeiro-- e nem sempre o desejo acontece em uma boa oportunidade. Ainda assim, ceder aos desejos de ficar on-line frequentemente pode roubar um bom tempo das pessoas."
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/10/13/e-mais-dificil-resitir-ao-facebook-do-que-a-cigarros-e-bebida-diz-estudo.jhtm
Um grupo de pesquisadores da faculdade de administração da Universidade de Chicago fez um experimento com 250 pessoas que vivem em Wurtzburg, Alemanha, para analisar o componente viciante das redes sociais em comparação a outros vícios.
Os participantes receberam um "smartphone" durante uma semana. A cada meia hora, os pesquisadores entravam em contato com os participantes para saber quais eram os principais desejos de cada um --e qual a intensidade deles, entre toletável e "irresistível".
No total, das 10.558 respostas 7.827 eram "episódios de desejos". Segundo o jornal britânico "The Guardian" a maior taxa de "descontrole" foram em relação às redes sociais. Mais do que cigarros, bebida e sexo.
O pesquisador Wilhelm Hofmann acredita que é mais fácil cair em tentação de checar o Facebook ou o Twitter porque não há inconveniente óbvio ou imediato ao usá-los. Ele, no entanto, lembra que tais serviços são "desperdício" de tempo para os usuários.
"A vontade de olhar o Facebook é mais difícil de resistir por causa de sua alta disponibilidade e também porque não há grande consequência para participar dessas atividades, mesmo quando se quer resistir a elas", disse Hofmann.
"Com cigarros e álcool há mais custos --de longo prazo, além do financeiro-- e nem sempre o desejo acontece em uma boa oportunidade. Ainda assim, ceder aos desejos de ficar on-line frequentemente pode roubar um bom tempo das pessoas."
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/10/13/e-mais-dificil-resitir-ao-facebook-do-que-a-cigarros-e-bebida-diz-estudo.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário