PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ORGULHO DE SER CATÓLICO


ORGULHOSO DE SER CATÓLICO!!!


Foi minha Igreja, que deu inicio ao trabalho de coleta de assinaturas em todo o Brasil, pela aprovação do Projeto de Lei de combate à corrupção eleitoral. Diga-se de passagem, a segunda vez que ela faz isto (a primeira foi a Lei Nº 9.840 de 1999). Uma ampla mobilização social, que resultou em mais de um milhão e meio de assinaturas, que colocou em pauta no Senado e na Câmara Federal, um tema que jamais seria possível ser discutido, a depender da vontade dos atuais congressistas, por interesse óbvios. Mesmo depois de aprovado por votação em todas as comissões e finalmente em plenário das duas casas, não faltou quem questionasse. E por isso, a lei não foi aplicada para as eleições de 2010, o que fez com que muita gente escapasse, se candidatasse e se elegesse governador, senador, deputado federal e deputado estadual, por esse Brasil a fora.

Em Aracoiaba, com a liderança do Pastor e Profeta dos Pobres, Padre José Maria Cavalcante Costa (então pároco de Ideal), nossa cidade participou de forma razoavel do processo de coleta de assinaturas (principalmente durante a Semana Missionária de 2009), que apesar de enfrentar o boicote de algumas “lideranças” politicas, conseguiu coletar expressivo número de assinaturas. E por isso, me digo “orgulhoso de ser católico”, por ter feito parte deste trabalho junto com o Padre José Maria, já que além de assinar, ajudei a coletar um bom número de assinaturas. A mídia não diz, mas foi a Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, que deu inicio a esta ideia e que organizou o trabalho em todo o Brasil, que contou com ampla participação das organizações sociais, populares e sindicais de todo o país, embora a imprensa tenha relativizado todo o trabalho (e mesmo depois da Lei aprovada e em pleno vigor, continua ignorando seus autores e atores).

No caso das eleições de Aracoiaba, não temos o que comemorar, já que com a “vitória da justiça”, o resultado seja favorável ao continuísmo. Mesmo que para nós seja importante, pois provamos que estávamos certos e que a mudança de fato, nesta eleição significava votar em Sergio Silvestre 40. Suas propostas eram as melhores, sua postura era a melhor, seu jeito de fazer campanha foi o melhor, seu comportamento de respeito aos adversários, sua forma de fazer campanha sem gastos exorbitantes (principalmente sem compra de votos), sua história de vida, seu currículo, seu compromisso com a cidade... e tantas outras características que nos encantaram, ficaram evidentes nesta campanha, nos provaram que ele era um bom candidato. Talvez sem a malícia e sem os vícios da velha politica (que muita gente achou até que fosse defeito), talvez com a cara dura e sem sorrisos falsos, talvez de “mão fechada” para aqueles que dizem que “candidato bom é aquele que molha a mão”, talvez sem ser capaz de fazer negociatas e conchavos escusos aos interesses do povo para ganhar eleição a qualquer custo (e por isso parecer antipático e fechado), talvez sem ter a “experiência” de mandatos passados, talvez sem ter a foto com Lula e Dilma (a quem sempre apoiou desde 1989, enquanto outros perseguiam), talvez ainda contando com fama de “besta fera” que perversamente os opositores o fantasiaram, talvez sincero de mais em dizer as coisas sem medir palavras (por isso parecer amargo, chato e antipático)... mas quem teve o privilégio de conviver com ele nesta campanha, pode ser testemunha do tamanho do coração que ele carrega no peito e do tamanho do amor que ele tem por esta sua terra natal (apesar de sofrer ingratidões, indiferenças e o desprezo de alguns).

Desejo sinceramente ao Antônio Claudio, coragem e capacidade politica, administrativa, técnica, humana... para romper o cordão umbilical com a forma antiga de fazer política e seja capaz de dialogar com as pessoas, empresas e instituições (públicas e privadas), de forma republicana e com disposição para avançar no sentido de melhorar a vida do nosso povo, tão cansado das futricas e da politica pequena, que reina em nossa cidade ao longo dos últimos 34 anos. Espero e desejo que seu “Plano de Governo” (o qual li atentamente, como li o das outras candidatura, e o tenho guardado para posteriores e frequentes consultas), possa ser executado e que haja abertura para a soma de outras ideias).

Não comemorei a vitória do Dr. Ary Ribeiro Teixeira, no dia 7 de outubro, nem comemoro agora com Antônio Claudio (vamos dar um prazo de pelo menos seis meses, para que possamos ver os resultados, que esperamos serem os melhores possíveis, para o nosso povo tão sofrido e que tanto aguarda por politicas públicas efetivas que venham de encontro aos seus interesses). Mas o que celebro é a “vitória da justiça”, na condição de cristão e membro da Igreja que teve a ideia e levou a diante o Projeto que resultou na Lei da Ficha Limpa – LC nº 135, de 4 de junho de 2010, a qual considero uma das mais avançadas. Tenho plena convicção de que as coisas tendem a melhorar, já que os próximos gestores terão muito mais cuidados com os riscos que vão correr com esta onda de justiça funcionando de forma mais ágil e menos cega para crimes de colarinhos brancos (haja vista o julgamento do Mensalão, apesar dos exageros da mídia conservadora).

De parabéns, portanto, está a justiça, a democracia e a Igreja Católica do Brasil, por meio da Comissão Brasileira de Justiça e paz da CNBB. E por isso, “me orgulho” de pertencer a esta Igreja, que no momento oportuno, sabe ser profética, sendo fiel ao Projeto salvífico e libertador do seu Mestre Maior Jesus Cristo. E pra finalizar, não posso deixar de agradecer ao grande Missionário, Pastor e Profeta dos Pobres, Padre José Maria Cavalcante Costa, que aqui em nossa Região Episcopal Serra e de modo particular na Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Ideal, coordenou de forma ousada e destemida a campanha em defesa da coleta de assinaturas pela aprovação deste tão importante instrumento de promoção da justiça, da democracia e da cidadania, mesmo enfrentando a ira de alguns e até mesmo preconceitos de alguns colegas seus. Para lembrar de outro grande exemplo de profetismo e santidade, faço referencia a uma frase muito sábia e corajosa do saudoso e amado Dom Aloizio Lorscheider, que dizia em tempos de campanhas eleitorais: “Cuidado com os políticos que gastam muito dinheiro em campanha. Pois ele roubou, ou vai roubar”. Justiça seja (está sendo) feita Dom Aloízio...

Obrigado!

http://www.cbjp.org.br/ficha-limpa-temos-que-vigiar-aqueles-que-nunca-sao-pegos-entrevista-especial-com-daniel-seidel/#more

http://www.cbjp.org.br/
ORGULHOSO DE SER CATÓLICO!!!

Foi minha Igreja, que deu inicio ao trabalho de co...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK