PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 21 de março de 2013

Jovem desafia milícia talibã e se passa por menino para jogar squash


Paquistanesa Maria Toorpakai Wazir, de 22 anos, sofre preconceito em seu país e se muda para o Canadá para treinar. Ela é a 49ª do ranking

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
O squash é um esporte popular no Paquistão, mas não pode ser praticado por todos. Por ter nascido em uma região muito conservadora do país, onde até a educação é proibida para moças, a jovem Maria Toorpakai Wazir, de 22 anos, teve de se passar por um rapaz para poder competir pela modalidade.
- Sou uma guerreira, nasci sendo uma guerreira. E morrerei guerreira - disse Maria, em uma longa entrevista à rede britânica BBC.
A decisão foi tomada precocemente. Quando Maria Wazir tinha apenas quatro anos, ela decidiu usar roupas de seu irmão e deixou os cabelos curtos. Antes do squash, ela chegou a se arriscar no levantamento de peso, quando tinha 12 anos. Como seu pai sentia vergonha de falar que ela era uma menina, a apresentava com Genghis Khan. O nome é em referência ao guerreiro mongol do século XII.
MOSAICO - Maria Toorpakai squash (Foto: Reprodução / BBC)
Com a falsa identidade, Maria começou a competir e participar de torneios. No entanto, com medo de que a filha parasse de crescer e ficasse muito pesada, o pai da menina a incentivou a trocar o levantamento de peso pelo squash. E foi amor a primeira vista.
- Eu gostava de como aqueles meninos tinham determinação, gostava das belas raquetes, das bolas de squash, dos uniformes - disse.
Inicialmente, Maria Wazir conseguiu esconder sua identidade dos companheiros de treinamento e adversários, mas não demorou para a verdade ser descoberta e gerar polêmica em seu país. No entanto, ela não desistiu e continuou a rotina intensa, de horas diárias de treino.
- Eles costumavam me provocar, falar palavrões. Era intolerável e desrespeitoso, um bullying extremo - lembra a jovem.
Jovem recebeu proteção de Federação de Squash e se mudou para o Canadá
 A jovem que desafiou os tabus de seu país se tornou profissional e chegou a ser premiada pelo presidente do Paquistão. No entanto, o caso rendeu problemas para seus familiares, por conta das tensões na região onde vive, que abriga militantes do grupo extremista Talibã.
- Na nossa região, meninas não podem nem mesmo deixar as suas casas. Elas usam véu o tempo todo e estão sempre acompanhadas de homens da família. Quando as pessoas viram Maria e perceberam que ela não usava véu e jogava de shorts, ficaram muito chocadas. Eles disseram que ela estava trazendo desonra para nossa comunidade - disse o pai da atleta, Shamsul Qayyum Wazir, que chegou a receber uma carta com ameaças e acusações de ser ''anti-islâmico''.
  •  
Maria Toorpakai squash (Foto: Reprodução / BBC)Maria Toorpakai desafiou tabus para se tornar atleta do squash (Foto: Reprodução / BBC)
Maria passou a receber proteção da Federação Paquistanesa de Squash, que montou um posto de segurança bem perto de sua casa. Mas isso não foi suficiente. Seu pai decidiu que enviar a jovem para o exterior seria a solução e passou a buscar clubes através de e-mails. Foi assim que entrou em contato com o campeão canadense de squash Jonathan Power, que abraçou o caso.
- Eu mal pude compreender que uma menina daquela parte do mundo quisesse virar uma profissional de squash. Mas pensei: ''Isso é uma grande conquista''. Então, tive de achar uma maneira de ajudá-la. Ela tem talento e determinação para se tornar a melhor jogadora do mundo. Vai demorar um pouco, ela passou uns quatro anos evoluindo pouco porque ficava praticando apenas em seu próprio quarto - disse o canadense.
Maria treina no Canadá desde 2011 e está na 49ª posição do ranking mundial. Sua trajetória já é motivo de orgulho para seu pai.
- O Paquistão e todo o mundo islâmico deveriam estar orgulhosos dela. Em nossa sociedade as pessoas comemoram quando nasce um menino e lamentam quando nasce uma menina - essa atitude tem que mudar. Gostaria que todas as garotas de tribos tivessem as mesmas chances que outras - disse Shamsul Qayyum Wazir.


FONTE: http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/03/jovem-desafia-milicia-taliba-e-se-passa-por-menino-para-jogar-squash.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK