PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por que é difícil abrir mão das emoções negativas

Nova publicação em Universo Natural

Por que é difícil abrir mão das emoções negativas

by José Batista de Carvalho
Por que é difícil abrir mão das emoções negativasPor que é difícil abrir mão das emoções negativas? Há mais de uma razão. Primeiro, as emoções negativas são a ponta do iceberg, portanto, toda vez que ficar zangado ou ansioso, por exemplo, há muito mais desses sentimentos guardados inconsciente. Segundo, a negatividade é pegajosa. Ela se agarra a nós tanto quanto nos agarramos a ela. Esse grude é um mecanismo de sobrevivência. Os sentimentos acham que têm o direito de existir. Assim como você, seus sentimentos justificam a existência deles. Oferecem motivos, constroem uma história convincente. No entanto, apesar de todas essas coisas, você pode se desprender da negatividade quando souber como.
O processo começa com o reconhecimento de seus sentimentos indesejados, trazendo-os à superfície. Você precisa se desprender de toda a negatividade. Há um ato de equilíbrio aqui, porque você quer assumir responsabilidade (“Isso é meu”), sem exagerar, e se identificar com sua negatividade (“Isso sou eu”). A negatividade não é você, uma vez que você conhece seu self verdadeiro. Portanto, considere qualquer reação negativa como se fosse uma alergia, ou uma gripe, algo que modifica sua situação apenas temporariamente. Uma alergia é sua, mas não é você.
A gripe o deixa infeliz, mas não significa que você está condenado a ser uma pessoa infeliz.
Quando encontrar meios de desfazer o grude da negatividade, será mais desprendido. As afirmações seguintes funcionam com esse intuito de desprendimento:
•          Posso passar por isso. Não vai durar para sempre.
•          Já me senti assim antes. Consigo lidar com isso.
•          Não me sentirei melhor descarregando em outra pessoa.
•          Ninguém jamais ganha no jogo de colocar a culpa no outro.
•          Extravasar acaba levando ao arrependimento e à culpa.
•          Posso ser paciente. Vejamos se consigo me acalmar em breve.
•          Não estou sozinho. Posso ligar para alguém que me ajude a passar por esse momento ruim.
•          Sou muito mais que meus sentimentos.
•          Os humores vão e vêm, até mesmo os piores.
•          Sei como me centrar.
Se conseguir transformar qualquer uma dessas afirmações em realidade, estará acrescentando-as às suas habilidades para lidar com a situação. Como fazer para torná-las realidade? Querendo que elas sejam reais. Você precisa ter a intenção de ser desprendido, centrado, paciente e alerta. Se tem essa intenção, automaticamente estará alinhado com o desprendimento. O oposto disso é estar tão preso que o grude e a negatividade aumentem. Isso ocorre quando você tem os seguintes pensamentos:
•          Sinto-me horrível. Não mereço isso. Por que eu?
•          Alguém vai pagar. Não provoquei isso para mim.
•          Em quem posso descarregar o que estou sentindo?
•          Isso está me deixando louco.
•          Ninguém pode me ajudar.
•          Como posso me distrair até esse sentimento passar?
•          Preciso da minha droga favorita para sair dessa situação.
•          Quando estou me sentindo tão mal assim, é melhor todo mundo se preparar.
•          Quero ser resgatado.
•          Alguém está me perseguindo.
•          Isso tem que ser resolvido agora mesmo.
•          Não posso evitar de me sentir desse jeito. Simplesmente fico desse jeito quando estou na adrenalina.
Percebo que “desprendimento” é um termo que as pessoas do Ocidente identificam com o fatalismo e a indiferença do Oriente. Portanto, faça desse o primeiro conceito a reformular de maneira positiva. Desprendimento não demonstra indiferença. Demonstra que você realmente não quer a negatividade grudada em você.
José Batista de Carvalho | 17/07/2013 às 12:23

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK