PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 17 de setembro de 2013

7,1 mi compartilham wi-fi com vizinho

MAIORIA CLASSE MÉDIA

7,1 mi compartilham wi-fi com vizinho

17.09.2013

São Paulo. Por volta de 7,1 milhões de brasileiros não assinam um serviço de internet e usam banda larga "emprestada" de algum vizinho, segundo um estudo divulgado ontem pelo Instituto Data Popular. Pertence à classe média a maior parcela de pessoas que adotam tal prática, com cerca de 10%, ante 4% de internautas tanto da classe alta quanto da classe baixa que usam conexão compartilhada.

Quando analisada por faixa etária, a maior proporção de quem divide internet com o vizinho é entre internautas de 16 até 25 anos de idade FOTO: Miguel Portela

A pesquisa foi realizada no mês de junho e abrange 2.000 pessoas de cem cidades de todos os estados. Segundo a organização responsável pelo estudo, isso acontece porque os assinantes de banda larga mais pobres não pagam por um plano rápido o suficiente para ser usado por outras pessoas.

Já na classe média, diz o Data Popular, a qualidade da conexão não cai se ela for compartilhada, já que é mais rápida. Segundo Renato Meirelles, que dirige o instituto, isso indica que membros da classe média têm "vínculos sociais mais estreitos" com seus vizinhos.

"Nesse caso, uma pessoa faz a assinatura de internet de banda larga e rateia a conta entre dois ou três vizinhos", disse Renato Meirelles na nota que divulgou a pesquisa.

Regiões

A organização também segmentou os resultados por região: na Sudeste, com 8%, se concentra o maior número de usuários de internet compartilhada, seguida por Norte (7%), Nordeste (6%) e Centro-Oeste (5%) e, por último, Sul (5%).

"Além disso, a internet é vista como investimento pela classe média. Por meio dela, as pessoas estão se informando melhor, enviando de maneira ágil currículos para conseguir trabalhos mais qualificados e estudando", afirmou Renato Meirelles, no texto divulgado pelo instituto.

Quando analisada por faixa etária, a maior proporção de quem divide internet com o vizinho é entre internautas de 16 até 25 anos de idade (21%). Dois em cada dez jovens afirmam navegar pela rede através de sinal compartilhado.

Logo em seguida, os que proporcionalmente mais fazem uso de internet de terceiros são pessoas de 26 até 39 anos (8%) e de 40 até 59 anos (3%). Internautas com idades a partir de 60 anos dizem não ter acesso à rede fornecida por vizinhos, segundo a pesquisa.

Recurso

Na última sexta-feira, o Tribunal Regional Federal da 1ª região rejeitou um recurso apresentado pelo Ministério Público que tipificava o compartilhamento de uma conexão de internet como crime. O MP pode apelar./

SAIBA MAIS
Perfil de quem compartilha

Por faixa etária:

16 até 25 anos - 21%

26 até 39 anos - 8%

40 até 59 anos - 3%

A partir de 60 anos - 0%

Em cada região do país:
Norte - 7%

Nordeste - 6%

Sudeste - 8%

Sul - 5%

Centro Oeste - 5%

PROTAGONISTA
Tarifa pesa no orçamento de quem mora só
Com a família no Interior e morando sozinho na Capital para cursar engenharia civil, o estudante Pedro Thiago Oliveira utiliza a internet dos vizinhos do andar de cima do prédio onde mora. Segundo ele, como o telefone fixo é dispensável na casa de Fortaleza - item normalmente incluso nos pacotes - compartilhar o serviço foi a melhor opção. Pelo plano que inclui telefone fixo e uma internet com velocidade de 15 MB, os vizinhos pagam cerca de R$ 170, dos quais Thiago contribui com R$ 35 mensais para ter acesso ao wi-fi. Apesar de existirem outras opções que não exigem o fixo, ele afirma que os serviços normalmente não oferecem a qualidade desejada. Para ele, o ideal seria que as empresas visitassem os prédios, oferecendo pacotes mais acessíveis, que não pesassem tanto no bolso dos clientes.

Pedro Thiago OliveiraUniversitário 

fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1318476

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK