PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Poupança fica mais rentável

REFLEXO DOS JUROS

Poupança fica mais rentável

02.09.2013
A rentabilidade a ser creditada pela caderneta de poupança, a partir do dia 1º de outubro, volta a ser composta pela variação da Taxa Referencial (TR), mais juro de 0,5% ao mês. Ou seja, não há mais distinção entre as contas antigas, abertas até o dia 3 de maio de 2012 , que permaneceram com a rentabilidade mínima garantida de TR mais 0,5% ao mês de juro, e as contas novas, abertas a partir do dia 4 de maio do ano passado, que tiveram a rentabilidade reduzida à TR mais 70% da taxa Selic, sempre que essa taxa fosse 8,5% ao ano ou abaixo disso. Como a Selic subiu para 9% ao ano, por decisão do Comitê Política Monetária (Copom) na reunião desta quarta-feira, dia 28, foi eliminada a trava de remuneração da caderneta nova.

Na prática, além do juro de 0,5% ao mês ou 6,17% ao ano, será paga a variação da TR, que está deixando de ser próxima de zero e engordando um pouco mais o rendimento final da caderneta. Tanto é que já no mês de setembro, em vários dias, a remuneração mensal supera o nível de 0,5% e deverá chegar a 0,6% ao mês em outubro. A regra tradicional de cálculo para todas as contas de poupança (juro de 0,50% ao mês mais TR) passou a valer no dia 29 de agosto, para o dinheiro já depositado ou novos depósitos, e o rendimento a ser calculado a partir da data da aniversário da caderneta em setembro. O crédito será feito a partir de outubro.

Não necessariamente pela rentabilidade, que não é a mais atraente do mercado, mas considerando o prazo mensal para resgate, a isenção de imposto de renda e simplicidade na movimentação, a caderneta deve continuar atraindo os investidores.

Já os fundos de renda fixa e DI poderão oferecer concorrência à caderneta, pagando uma rentabilidade mais elevada. Isto é, se cobrar taxa de administração inferior a 1% ao ano. 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1313156

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK