PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

650 estrangeiros ganham registros

MAIS MÉDICOS

650 estrangeiros ganham registros

25.10.2013

Segundo o governo, 196 médicos ainda não haviam começado a trabalhar pelos atrasos na emissão dos registros
Brasília. Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem a lista dos primeiros 656 médicos intercambistas que tiveram seus registros para atuar no Programa Mais Médicos expedidos pelo Ministério da Saúde. No início da semana, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que permite à pasta fazer esse registro. Desde o começo do programa, estrangeiros enfrentavam dificuldades para conseguir a autorização obrigatória nos conselhos regionais de medicina (CRMs).

Profissionais integrantes do programa Mais Médicos passaram por treinamentos sobre atenção básica em saúde FOTO: AGÊNCIA BRASIL
O Ministério emitiu registros para estrangeiros ou brasileiros formados no exterior selecionados na primeira fase do Mais Médicos. De acordo com a lei que rege o programa federal, mesmo os profissionais que já tinham conseguido obter registro nos CRMs, e já estavam em atividade, têm de ser registrados pelo Ministério.

Nesses casos, o registro do CRM deve ser cancelado e substituído pelo documento emitido pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a Pasta, 196 médicos da primeira seleção ainda não haviam começado a trabalhar pelos atrasos na emissão dos registros. O programa do governo federal tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das grandes cidades e no interior do País.

Segundo a portaria publicada, foi concedido o "registro único para o exercício da medicina, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil" aos intercambistas. A portaria também determina a expedição das respectivas carteiras de identificação aos profissionais, por terem "atendido a todos os requisitos legais".

O Ministério passou a poder emitir registros provisórios para profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior a partir da publicação, na última quarta-feira, da lei que instituiu o programa. A possibilidade de a pasta conceder essa autorização foi incluída no texto da lei porque médicos estrangeiros contratados pelo programa estavam com dificuldades para conseguir os registros CRMs.

De acordo com o governo federal, em alguns casos os conselhos regionais de medicina estavam exigindo dos profissionais estrangeiros documentos para obter o registro além daqueles exigidos pela lei.

Na terça, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre a questão. "O fato de o Ministério passar a fazer o registro não tira nenhuma competência dos conselhos de medicina. Queremos que eles fiscalizem. Nada melhor que os conselhos fiscalizem todos os médicos do nosso país. Nada melhor que isso para o SUS", disse o ministro. 


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1331503

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK