Projeto de parto humanizado do Isea concorre com outros 29 vídeos.
No total, foram 284 vídeos que foram avaliados por equipe do PNH.
Um projeto do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, foi selecionado como finalista em um concurso cultural promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto “Humanização da Assistência ao Parto” concorre em uma lista com 30 vídeos, seis de cada região do país, na etapa final de avaliação do concurso “Somos parte do SUS que dá certo”.
De acordo com a diretora do Isea, Marta Albuquerque, o projeto teve início em 2007, criado pela obstetra Melania Maria Ramos de Amorim, e visa o reconhecimento do parto como evento integrativo, biopsicossocial e espiritual, e não como um ato médico. “Essa humanização consiste em fazer com que as mulheres tenham assistência integral e transdisciplinar, de forma que o parto aconteça da forma mais natural possível”, disse Marta.
Durante o processo de parto, as mulheres são acompanhadas por uma equipe voluntária composta por médicas, psicóloga, enfermeira, fisioterapeutas, acadêmicos de medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia e assistentes de parto, que oferecem apoio à mulher para que o nascimento aconteça sem o uso de medicamentos ou manobras.
Confira aqui o vídeo finalista do Isea.
Sobre o concurso
O concurso cultural teve 284 vídeos inscritos, que foram assistidos por 18 apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH) que avaliaram experiências de regiões diferente das que realizam apoio institucional. Foram avaliados critérios como criatividade e potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS.
Os 30 vídeos com melhor avaliação foram encaminhados à comissão julgadora do concurso, e destes vídeos dez deverão ser escolhidos e divulgados no dia 28 de novembro, durante o Seminário 10 anos da PNH, em Brasília (DF). Entre os dez selecionados, haverá a premiação na categoria Voto Popular, com menção honrosa para o mais votado pelos internautas no site da Rede HumanizaSUS. A votação ainda não tem data definida para iniciar.
FONTE:
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/10/video-da-maternidade-de-campina-grande-e-finalista-de-premio-nacional.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário