PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 10 de novembro de 2013

Fiscalização busca itens com formol

ALERTA

Fiscalização busca itens com formol

10.11.2013

Procon averigua presença do composto em produtos de lojas de cosméticos e salões de beleza de Fortaleza

Os salões de beleza e lojas de cosméticos da cidade de Fortaleza, a partir desta segunda-feira, serão o foco de uma blitz da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, através do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza). O motivo é a busca por produtos que apresentem formol ou seus derivados nas composições.

Apesar da proibição do excesso de formol em produtos capilares, considerado prejudicial à saúde pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, a substância continua presente em diversas marcas de cosméticos, sob a forma de ácido glioxílico. Depois que o elemento penetra nos fios, e o cabelo é aquecido, acontece uma reação química que libera a substância proibida.

A blitz do Procon percorrerá 20 estabelecimentos da Capital. "A ação acontecerá durante essa semana, mas dependendo dos resultados da primeira abordagem, podemos estender para um número maior de locais", avisa o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.


Testes

A blitz priorizará a apreensão de produtos de sete marcas apontadas por testes realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que continham o formol em sua fórmula, ainda que disfarçado sob algum derivado. Os fiscais atentarão ainda para outras marcas que porventura também contenham o ácido glioxílico. A principal incidência do composto é em tratamentos de alisamento dos cabelos, hidratação e redução de volume.

Segundo George Valentim, os itens apreendidos serão encaminhados à Anvisa, onde passarão por análise, e as lojas e salões estarão impedidos de comercializar ou utilizar os artigos que forem apreendidos. "Caso seja constatada a irregularidade, o estabelecimento poderá sofrer uma multa que varia de R$ 600 a R$ 9 milhões, determinada pela gravidade da infração, o porte econômico do local e a reincidência na irregularidade.

Dentre os diversos problemas de saúde que o formol pode provocar, constam queimaduras no couro cabeludo, irritação na garganta e no nariz ou até mesmo câncer, em casos extremos de intoxicação.

RANNIERY MELOREPÓRTER 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK