PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Grupo de cearenses compra viagem para EUA pela internet e relata ter sido enganado

Suzane Saldanha | 21h45 | 07.01.2014

Agência de turismo tem sede em Niterói no Rio de Janeiro


O sonho de fazer uma viagem de férias com a família para Orlando, nos Estados Unidos, chegou ao fim para cerca de 30 pessoas de Fortaleza que fecharam negócio com a agência de turismo Star Travel Brasil com sede em Niterói, Rio de Janeiro. Com uma viagem marcada para o dia 4 deste mês, os clientes foram comunicados na véspera do passeio, no dia 2, que haveria um adiamento para o dia 10. A dor de cabeça do grupo aumentou nesta terça-feira (7) quando a empresa comunicou aos clientes por e-mail que pararia com todas as operações, fecharia o estabelecimento e cancelaria a viagem. 

Os 30 cearenses planejavam a viagem para Orlando desde janeiro de 2013 Foto: Divulgação
A advogada cearense Priscila Tavares Lima de 25 anos é uma das consumidoras possivelmente prejudicadas com fechamento da empresa de turismo. Priscila e mais 3 pessoas de sua família contrataram em março de 2013 um pacote no valor de R$ 1.500 por pessoa para passar 10 dias em Orlando. "Em 2012, um amigo foi com a namorada pela agência. Como eles foram, a gente resolveu confiar e foi aí que todo mundo resolveu fechar o pacote", explica.

Segundo a advogada, desde o último domingo (5), os clientes tentam contato com o diretor da Star Travel Brasil, mas não obtêm sucesso. No e-mail Rafael Machado explica que reembolsará os clientes no prazo de 150 dias. "Ele alegou que a empresa vai fechar e que vai devolver o dinheiro da gente. Não acreditamos e vamos procurar os nossos direitos, falar com o Ministério Público e o Decon. Dá mesma forma que ele nos enganou pode estar enganando no Brasil a fora", afirma.
1 ano de expectativa para viagem
Outro cliente que também contrato os serviços da empresa foi o advogado Alfredo Ricardo Coelho de 55 anos. Ele relata que além dos prejuízos financeiros, o grupo sofreu danos morais. "Nós passamos o ano inteiro com expectativa fazendo uma programação". O advogado contratou o serviço no fim do mês de janeiro do ano passado e gastou R$ 5.600 com passagens e hospedagens para ele, esposa e filha. 
"A viagem estava prevista para o dia 4, na véspera no dia 2, ele passou um e-mail dizendo que estava 'confirmadíssima' e que ele só faria a viagem no dia 10 para não sofrer um prejuízo com o número de passageiros. Agendou conosco uma reunião para o dia 7 e hoje (terça-feira) ele passou um e-mail cancelando a viagem, dizendo que vai fechar a empresa, que não tem patrimônio, mas que vai ressarcir". Segundo Alfredo Ricardo, o grupo vai impulsionar ações na área civil e criminal contra o responsável. "Nós estivemos na delegacia onde cada família prestou um BO e vamos ter uma reunião para saber como vai ser feita a notícia crime".
Clientes fazem boletim de ocorrências
O grupo fez um boletim de ocorrência relatando o caso. O titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Jaime de Paula Pessoa, explica que o atendimento preliminar foi feito em Fortaleza, mas como toda a negociação e pagamentos foram feitos com a empresa de Niterói pela internet, o caso será encaminhado à Polícia do Rio de Janeiro. Conforme o delegado, após os boletins de ocorrências a Polícia ainda irá analisar a documentação para saber se o caso foi um golpe aplicado pela empresa. 
O Ministério do Turismo orienta que em casos similares ao de Priscila e Alfredo, o recomendado é que o cliente entre em contato com a Secretaria de Turismo do Estado da sede da empresa e que procure o Procon para se informar sobre os direitos do consumidor.
A empresa possui o certificado do Ministério do Turismo o necessário para prestadores de serviços turísticos remunerados. O certificado é válido até o dia 18 de abril de 2014. O órgão explica que apenas cadastra a empresa e fornece o certificado e que reclamações devem ser feitas junto ao Procon.
A reportagem tentou contato com o responsável pela empresa durante toda a tarde de ontem, mas até o fechamento desta edição, os telefonemas não foram atendidos e o e-mail não foi respondido. O site da Star Travel continua no ar, sem avisos de fechamento da empresa.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Ceará (Abav-CE) Colombo Cialdini lamenta que consumidores continuem levando rombos com serviços contratados pela internet e relembra que o Estado possui 145 agências associadas a Abav. "As pessoas não escutam e continuam caindo nos erros e levando rombos com a própria internet".


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK