PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Grupo distribui ‘camisinhas poéticas’ em ação em Poços de Caldas, MG

Movimento #Esquina inova ao atrelar saúde e literatura durante ação.
Parceria com programa DST/Aids promove testagens gratuitas de HIV.

Do G1 Sul de Minas
'Camisinhas Poéticas' serão entregues ao público presente na ação.  (Foto: Kamila Poloniato/Esquina)'Camisinhas Poéticas' serão entregues
ao público. (Foto: Kamila Poloniato/Esquina)
A partir das 15h deste domingo (23), o movimento #Esquina realiza uma nova intervenção em um bairro periférico de Poços de Caldas (MG). O local escolhido é a pista de skate do Conjunto Habitacional Pedro Affonso Junqueira (Cohab), na zona Sul da cidade. Nesta edição o tema é o Carnaval e a novidade é a distribuição gratuita de ‘camisinhas poéticas’ para o público presente.
Por meio de uma parceria com o programa DST/Aids, o coletivo conseguiu preservativos masculinos e femininos, nos quais afixou poesias sobre samba na embalagem. Além disso, profissionais da área de saúde estarão com uma tenda no local para testagens gratuitas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e HIV, cujo resultado sai na hora.  Panfletos informativos também serão entregues aos moradores da região para alertar sobre doenças como hepatite, sífilis, entre outras.
Varal com poesias, fotografias e livros pode ser montado pela comunidade (Foto: Marília Rossi/ Esquina)Varal com poesias, fotografias e livros pode ser montado pela comunidade (Foto: Marília Rossi/ Esquina)
“Nossa ideia é sempre estar presente onde há carência de cultura e informação e a cada mês vamos em um bairro apontado pela Secretaria de Promoção Social como uma área de vulnerabilidade social. Como estamos perto do Carnaval, pensamos em levar informações sobre DSTs e também distribuir os preservativos. A intenção de afixar poesias nas camisinhas é uma forma de dialogar com o nosso público por meio da arte, sensibilizar mais as pessoas, inovar e como o programa  DST/Ais já tem uma frente de trabalho nesta linha e atua durante os dias de folia, propusemos uma parceria que foi muito bem aceita e vem para engrandecer a ação. Além de cultura, vamos levar também saúde. Essa é a diretriz do #Esquina”, pontuou uma das organizadoras do movimento, a pedagoga Kamila Poloniato.
Megafone fica aberto e disponível ao público que quer participar com poesias ou músicas (Foto: Luciana Faria/ Esquina)Megafone fica aberto e disponível ao público que
quer participar  (Foto: Luciana Faria/ Esquina)
Atrações do #Esquina
Além da distribuição de camisinhas poéticas e da área de saúde presente, o #Esquina promove também uma roda de samba com o grupo “Nascentes do Samba”, o tradicional “Sarau Esquina”, com performances poéticas, megafone aberto à participação da população e sorteio e distribuição de livros de autores da literatura marginal e periférica, bem como sorteio de ‘marmitas culturais’ e distribuição gratuita de #PinosPoéticos – que são cápsulas com poesias dentro. “A ideia é fazermos coisas voltadas ao samba, ao Carnaval, às marchinhas e celebrar esse período pré-carnavalesco e festivo”, destacou a historiadora Thaís Costa.
Há também disponível um varal com poesias e fotografias captadas em edições anteriores das intervenções. Para esta ação foram selecionadas fotografias feitas por Luciana Faria e Juliana Di Lorenzo.  “O varal é uma forma de darmos um retorno à sociedade e à população. É a maneira como eles podem se ver retratados. Por isso, as fotos que fazemos em um encontro são reveladas e podem ser apreciadas nos outros. É interessante, porque muita gente se reconhece, encontra amigos, conhecidos e sente vontade de fazer parte do projeto também”, comentou outra organizadora, a atriz Taty Siqueira.
Sobre o #Esquina
A ideia do movimento partiu de um grupo de amigos que fizeram um curso de gestão cultural, oferecido pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. Desde então, o grupo se reúne mensalmente nos bairros de Poços e realizam as intervenções. Já foram feitas ações no bairro Santa Rita, no Jardim São Paulo, na Praça Pedro Sanches, na Praça da Vila Cruz e no bar Pasquim. Está marcada, para março, uma intervenção no dia 11, também no bar Pasquim, cujo tema será voltado às mulheres e ao feminismo, já que é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Serviço – A  ação acontece neste domingo (23) na pista de skate do Cohab, em Poços de Caldas a partir das 15h. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.esquinacultural.com

FONTE: G1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK