PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os Melhores Chás para Saúde

Tipos de chá e seus benefícios

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças. Os chás podem ter propriedades calmante, estimulante, diurético ou expectorante, por exemplo.
O chá não tem calorias e é uma boa forma de aumentar a ingestão de água e na sua grande maioria são ser ricos em minerais e antioxidantes naturais.

Chá para emagrecer

Alguns exemplos de chás para emagrecer são o chá verde e o gengibre porque possuem propriedades diuréticas que levam à eliminação de líquidos e toxinas do organismo, sendo ótimos para desinchar. Para ajudar a emagracer não devem ter açúcar ou mel.
Como preparar: Colocar 1 colher de (sopa) de chá verde + 1 cm da raiz de gengibre + 1 litro de água num bule e deixar ferver por 5 minutos. Esperar 5 minutos, coar e tomar ao longo do dia.

Chá para gripe e resfriado

Alguns bons exemplos de chás para gripe são a equinácea, o hortelã e o anis verde. O anis possui propriedade expectorante sendo muito útil para fluidificar as secreções facilitando a respiração. A equinácea e a hortelã aumentam o sistema imune encurtando o tempo da gripe e do resfriado. 
Como preparar: Colocar 1 colher (sopa) da erva desejada numa xícara com água fervente. Deixar amornar, coar e beber a seguir. Pode ser consumido várias vezes ao dia e pode ser adoçado com mel porque o mel possui antioxidantes que ajudam na recuperação.

Chá para acalmar

Alguns bons exemplos de chás para acalmar são camomila, erva-cidreira e a flor do maracujá, que é a passiflora. Estas plantas medicinais possuem propriedade sedativa que ajuda a acalmar o sistema nervoso, deixando o indivíduo mais calmo e tranquilo. Outra planta medicinal que também é muito útil para acalmar são as flores da alfazema porque ela combate a ansiedade e favorece o sono.
Como preparar: Colocar 1 colher (sopa) da erva desejada numa xícara de água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir. Pode-se tomar 3 a 4 vezes ao dia.

Chá para gases

Alguns bons exemplos de chás para gases são funcho, alcaravia e anis-estrelado porque eles possuem propriedades que ajudam na digestão e combatem os gases de forma eficaz, tendo em geral efeito, em poucos minutos.
Como preparar: Colocar 1 colher (chá) de sementes de funcho, folhas picadas de alcaravia ou de anis-estrelado numa xícara de água fervente. Esperar 3 minutos, coar e tomar logo a seguir.

Chá para dor de cabeça

Um bom chá para dor de cabeça pode ser o chá feito da casca do salgueiro porque ele tem efeito analgésico, anti-inflamatório e febrífugo que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela dor de cabeça.
Como preparar: Ferver 1 colher (sopa) das cascas de salgueiro picadas juntamente com 1 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber a seguir.

Como preparar chás

Para preparar chás corretamente e aproveitar ao máximo seus benefícios deve-se seguir algumas recomendações importantes tais como:
  • Utilizar a dosagem das ervas medicinais recomendada pelo médico ou nutricionista;
  • Deixar o chá repousar num recipiente de vidro ou porcelana, para que não haja vestígios de ferro ou alumínio que podem ser prejudiciais à saúde;
  • Despejar a água fervente sobre as folhas, flores ou o caule da planta medicinal durante 3 a 10 minutos, devidamente tapado para que os vapores não se percam;
  • Se fizer chá de alguma raiz, como o chá da raiz de gengibre, o gengibre deve estar dentro do bule durante a fervura para que suas propriedades sejam extraídas;
  • Tomar o chá logo após o seu preparo ou até 10 horas porque depois deste período as propriedades do chá se perdem e o chá pode não ter o efeito desejado.
Os chás podem ser tomados a qualquer hora do dia e até mesmo como substituição da água, mas sempre com conhecimento do médico, pois alguns tipos de chá podem ter contra-indicações.

Links úteis:



FONTE: TUA SAÚDE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK