TOUR GLOBAL
A Copa do Mundo ao alcance dos olhos
24.05.2014
Taça Fifa será exposta em Fortaleza neste domingo e nesta segunda-feira. Rivaldo apresentará o troféu
A jornada que se iniciou em 12 de setembro de 2013 está próxima de chegar ao fim. Mas antes, a viagem da Taça Fifa faz uma de suas últimas escalas antes de desembarcar em seu destino final, em São Paulo, par a abertura da Copa do Mundo de 2014. O cobiçado objeto chega a Fortaleza neste domingo, e estará exposto para visitação pública no Shopping Iguatemi, onde fica até esta segunda-feira.
O troféu que estará na Capital é o mesmo que o capitão da seleção campeã erguerá no dia 13 de julho, no Maracanã. Medindo 36,8 centímetros e pesando 6,1 quilos, a taça é feita com 5 quilos de ouro maciço 18 quilates, com base composta de malaquita, uma pedra semipreciosa.
Com apenas campeões mundiais e chefes de estado autorizados a tocá-la, caberá ao pentacampeão Rivaldo a honra de apresentar o troféu aos cearenses. Também haverá uma homenagem ao ex-jogador Francisco Nunes Rodrigues, o Pacoti, hoje com 80 anos.
O "Pelé branco do Vasco", como foi apelidado no Rio de Janeiro enquanto jogava no Vasco da Gama, entre 1958 e 1959, é natural de Quixadá e teve a carreira marcada pelas passagens pelo Ferroviário, Fortaleza, Sport, Sporting Lisboa, além de clubes de menor expressão.
Outro que receberá homenagem é Paulo Marafon presidente do Instituto Sol, que abriga uma escolinha de surfe e kitesurfe para crianças de comunidades próximas à Praia do Futuro. O projeto atende cem crianças e, além das modalidades, oferece reforço escolar e aulas de artes.
Desejada e rodada
Criada pelo italiano Silvio Gazzaniga e chamada de 'Mister-Ball' (Senhor Bola, em tradução livre), a Taça Fifa foi entregue pela primeira vez em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, em substituição à Taça Jules Rimet, que passou a pertencer ao Brasil de forma definitiva após o tricampeonato em 1970.
A bordo de um jato executivo, a taça percorreu 90 países em seu tour para o Mundial do Brasil em 2014. Pela primeira vez, o cobiçado objeto passará por todas as capitais de um país-sede.
Após sair de Fortaleza, o troféu irá para Brasília e terminará sua viagem no dia 1º de julho em São Paulo, cidade que será palco da abertura da Copa.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário