PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 31 de agosto de 2014

Botulismo: Sintomas e tratamentos

Publicado por: 

O botulismo é uma doença grave que pode matar. Saiba o que é botulismo, sintomas e tratamentos.

Botulismo, o que é

O botulismo é uma doença não contagiosa, causada por uma toxina (toxina botulínica) produzida pela bactéria Clostridium botulinum (foto)  e se caracteriza clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais, podendo ter evolução grave, comnecessidade de hospitalização prolongada.

botulismo alimentar  ocorre pela ingestão de toxinas presentes em alimentos contaminados*, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente associados são: conservas vegetais, principalmente as artesanais (palmito, picles); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (embutidos como salsicha, linguiça, mortadela, carne frita conservada em gordura – “carne de lata”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pastas de queijos e em alimentos enlatados industrializados.

Botulismo Sintomas

Os sintomas da intoxicação pela toxina botulínica normalmente aparecem entre doze e trinta horas depois da ingestão do alimento contaminado. Alguns deles:
  • aversão à luz
  • visão dupla com dilatação da pupila
  • disfonia, dificuldade para articular palavras
  • vômitos e secura na boca e garganta
  • disfagia, dificuldade para engolir
  • paralisia respiratória que pode levar à morte
  • constipação intestinal
  • retenção de urina
  • debilidade motora
Clostridium botulinum - foto

Botulismo Tratamentos

Consiste na manutenção das funções vitais e uso de soro antibotulínico. O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso.

A recuperação da doença é lenta, pois a toxina já instalada entre as células nervosas é destruída pelo sistema de defesa do corpo. Não há remédios ou soro que eliminem a toxina.

*Botulismo como se prevenir

Ao comprar alimentos enlatados, evite comprar latas amassadas e ao consumir palmito, cozinhe-os ante de consumir. Quanto aos embutidos, só compre os de marca conhecidas e observe sempre a data de validade.

Uso da toxina botulínica na estética e na enxaqueca
Mas nem tudo é negativo com relação à toxina botulínica, já que com ela é possível eliminar as rugas (por um curto período) e até tratar a enxaqueca (ler artigo completo sobre isso).

O popular Botox é feito a partir da toxina botulínica e sua ação de deve à contração muscular que ele provoca.
FONTE: 

Botulismo: Sintomas e tratamentos

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK