PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA


Com um cortejo pelas ruas de Guaramiranga a partir das 16 horas deste sábado, 06 de setembro, o FNT - Festival Nordestino de Teatro dá início à edição comemorativa de 21 anos. Durante 08 dias, mais de 30 peças, apresentadas por companhias teatrais de 09 estados do país, vão ser encenadas em espaços diversos da cidade, com acesso gratuito. Na Tenda FNT, no Teatrinho Rachel de Queiroz, na Praça do Teatro e em outros espaços da cidade, estarão grupos do Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além de cortejos e espetáculos teatrais para públicos de todas as idades, até o sábado seguinte, dia 13, o FNT promove debates, oficinas e shows musicais, tudo com acesso gratuito. A programação completa pode ser consultada em www.fntguaramiranga.com.br.

O 21° FNT acontece de 06 a 13 de setembro numa realização da AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006) e Funarte. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo e SESC/CE. Apoio cultural do Oi Futuroe Patrocínio da Oi

ABERTURA

Neste sábado, dia 06, primeiro dia do festival, serão apresentados 03 espetáculos. Às 18, no FNT para Crianças/Mostra SESC, o grupo Teatro Escola apresenta, na Tenda FNT, "Foguinho - O menino que não sabia ler". Às 19h acontece neste local a solenidade de abertura. Às 20h, também na Tenda FNT, tem início a Mostra Ceará Convida, que recebe o grupo Duas Companhias, de Pernambuco, com o espetáculo "Divinas". Às 21h30 será aberta a Mostra Nordeste, que é o carro-chefe do Festival, com o Grupo Expressões Humanas, do Ceará, em "Orlando".  A peça será encenada na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda.

SHOWS - O FNT também tem música e terá três shows na noite de abertura. Ao meio-dia tem chorinho com Mário e Amigos no Restaurante Basílico, na Praça do Teatro. Às 21h, após o espetáculo "Divinas", tem apresentação da Escola de Música de Guaramiranga na Tenda FNT. É lá também que às 23h30 acontece o show "Dançando com a Vida", com Helô Sales e Banda.

FNT 2014: "O TEATRO E SEUS PÚBLICOS"

"O teatro e seus público" é o tema do FNT 2014, que, a exemplo das edições anteriores, será fortalecida por uma rica programação formativa, tendo os debates diários sobre os espetáculos como verdadeiros mergulhos nos processos construtivos das montagens apresentadas pelos grupos da Mostra Nordeste. Nomes conceituados das artes cênicas, no campo acadêmico e artístico, conduzem essas discussões que, juntamente com a programação artística, fazem do FNT um importante polo de difusão, circulação e formação, inserindo o Festival de Guaramiranga entre os grandes eventos culturais do País no segmento teatral. 

MOSTRA NORDESTE

Carro-chefe do FNT, a Mostra Nordeste contará este ano com 9 montagens encenadas por 6 companhias da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. São eles: "AS RIMAS DE CATARINA" - Cia Rapsódia de Teatro (BA), "ORLANDO" - Grupo Expressões Humanas (CE), "HAMLET: SOLO" - Coletivo Soul (CE), "BR-TRANS" - Coletivo Artístico As Travestidas (CE), "VELHOS CAEM DO CÉU COMO CANIVETES" - Pequena Cia de Teatro (MA), "O PRÍNCIPE FELIZ" - Cia do Rosário (PB), "FOGO" - Piauhy Estúdio das Artes (PI), "GUERRA, FORMIGAS E PALHAÇOS" - Grupo Estação de Teatro (RN) e "JACY" - Grupo Teatro Carmin (RN).

DEBATEDORES

Os debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste serão conduzidos por Wilson Coêlho – ES (Dramaturgo, tradutor e escritor com 17 livros publicados, graduado em Filosofia, Mestre em Estudos Literários pela UFES e Doutor em Literatura pela UFF e Commandeur "Exquis" do Collége de Pataphysique de Paris. Tem 21 espetáculos montados com o Grupo Tarahumaras de Teatro, com participação em festivais e seminários de teatro no país e no exterior); Makarios Maia Barbosa - PB (Ator, diretor, encenador, dramaturgo, cenógrafo, artista visual, compositor e pesquisador das artes do espetáculo, dedicado à pesquisa das poéticas das linguagens artísticas. Graduado em Comunicação Social pela UFPB, é Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, professor de Teatro da UFRN); e Luis Alberto Alonso Aude (Cubano radicado em Brasil, é diretor teatral, ator, cenógrafo, editor de revista especializada em artes cênicas. Diplomado pela Escola Nacional de Arte - ENA de Havana, Cuba, integrou o Instituto Superior de Arte - ISA de Havana durante três anos. Foi integrante da Primeira Companhia de Teatro de Cuba “Teatro Buendía” e integra há 15 anos o grupo internacional “Ponte dos Ventos”, sediado em Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen. É diretor do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia - FilteBahia e presidente do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste - NORTEA).

MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA

Para fomentar a produção artística no meio universitário, o FNT criou em 2013 a Mostra Nordeste Universitária, apresentando o que é produzido teatralmente por estudantes em nível de graduação, de escolas de nível superior do Nordeste. O Festival leva a Guaramiranga apresentações teatrais que são frutos de trabalhos acadêmicos, seja como projeto de Extensão, Pesquisa ou Disciplina da área de Artes Cênicas ou Teatro. Os selecionados foram: "DORALINAS E MARIAS" do Grupo Constructo da Cena (URCA/CE), "MARTA E O TEMPO", do Grupo Martas (URCA/CE), e "TAR", do Grupo Turma 2010.2 (IFCE).

DEBATEDOR - Assim como a Mostra Nordeste, a Mostra Nordeste Universitária também conta com debates sobre as montagens apresentadas. O debatedor será Abimaelson Santos(Diretor Teatral, Iluminador e Ator. Mestre em Cultura e Sociedade, é professor do Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. É membro do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho e do Pacto Coletivo de Teatro e investiga Pedagogia do Teatro com enfoque na Pedagogia da Cena e Teatro de Grupo. É autor do livro Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro).

CEARÁ CONVIDA

É tradição do FNT abrir a cena para companhias teatrais convidadas de outras regiões do país, ou mesmo do Nordeste, gerando possibilidades para intercâmbios, trocas de conhecimentos no palco e em atividades de Formação. Nesta edição, a Mostra Ceará Convida terá o grupopernambucano Duas Companhias, o Grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, e o LUME TEATRO, de Campinas.

DUAS COMPANHIAS - Na noite de abertura as atrizes Fabiana Pirro, Lívia Falcão e Odília Nunes, da pernambucana Duas Companhias, encenam "DIVINAS", um espetáculo teatral que apresenta, em clima de brincadeira e poesia, três figuras contadoras de histórias, na pele das palhaças Uruba (Fabiana Pirro), Bandeira (Odília Nunes) e Zanoia (Lívia Falcão), atravessando tempos e geografias diversas numa caminhada sobre a delicadeza e a força na busca dos sonhos. Tudo em diálogo com a música, a poesia popular e a arte do palhaço.

GRUPO OIGALÊ - No dia 13, data do encerramento do Festival, O Grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, apresenta, na Tenda FNT, "O BAILE DOS ANASTÁCIO". Primeiro espetáculo de rua da próxima trilogia da Cia. Oigalê, esta farsa gaudéria é uma livre adaptação de um fato histórico ocorrido em Dom Pedrito, no final do século passado, quando o estancieiro Victor Anastácio e sua esposa Dona Angélica, promoveram uma festa que virou lenda na região.

LUME TEATRO - Na noite de encerramento do festival, o Lume Teatro passa pela 'Rua Principal' de Guaramiranga, com "PARADA DE RUA", um espetáculo cênico-musical em forma de cortejo. O espetáculo foi criado em 1997 durante intercâmbio com o ator e músico Kai Bredholt, do grupo dinamarquês Odin Teatret. Primeira montagem a reunir os sete atores do LUME, “Parada de Rua” tornou-se um dos espetáculos mais celebrados do grupo, tendo sido apresentada pelo Brasil e em países como Bolívia, México, Estados Unidos, França, Itália, Dinamarca, Noruega, Israel e Egito.

SESC NO FESTIVAL: PALCO GIRATÓRIO E FNT PARA CRIANÇAS

O SESC, apoiador do Festival, leva o circuito Palco Giratório para o FNT com "Xiré das Águas", espetáculo da Cia Gente Falante - Teatro de Bonecos, do Rio Grande do Sul, com direção Artística e atuação de Paulo Martins Fontes. O espetáculo trata da lenda indígena que fala sobre o amor entre o grande guerreiro Abaeté e Iara, a Oxum bela e misteriosa da lagoa escura.

FNT PARA CRIANÇAS - É também em parceria com o SESC a Mostra FNT para Crianças, com 8 espetáculos encenados na Tenda FNT por 7 grupos do Ceará: "FOGUINHO - O MENINO QUE NÃO SABIA LER",do Grupo Teatro Escola; "PIRLIMPIMPIM - LEITURA QUERO PRA MIM", com o Grupo Teatraria Espalha-Fato; "RAINHA DO NADA" e "A TRISTE HISTÓRIA DE CATARINA E BILLY MACARRÃO", da  Companhia Epidemia De Bonecos; "A MENINA DO CHAPÉU VERMELHO", com o Grupo Bonecos & Cia; "O PEQUENO OGUM", de Edivaldo Batista; "A GATA BORRALHEIRA", da Cia Teatral Acontece; e "CHAFURDO", com o Grupo Dona Zefinha.

CEARÁ EM CENA

A produção cênica do estado tem uma mostra exclusiva no FNT, que este ano contará com 5 espetáculos Na Mostra Palco Ceará. A coreógrafa e bailarina Silvia Moura leva a Guaramiranga dois trabalhos: a performance "RUA: CORPO-LIXO-CIDADE" e o solo "ANATOMIA DAS COISAS ENCALHADAS". O grupo Teatro de Caretas apresenta "A FARSA DO PÃO E CIRCO", dramaturgia de Henrique Dídimo, com direção de Galba Nogueira e orientação de montagem de Oswald Barroso. "OS PIRATAS", peça de Carlos Câmara, de 1923, que teve outras montagens em 1936 e 37, ganhou uma remontagem 77 anos depois, em maio de 2014, com a Capricórnio Produções Artísticas, Quimeras de Teatro e Companhia Dionisyos, sob a direção de Marcelo Costa. E os grupos Raízes, Tradição e Recordar é Viver apresentam "DRAMAS DE GUARAMIRANGA".

No Intercâmbio Regional, o FNT recebe espetáculos das cidades cearenses de Guaiúba, Pentecoste e Banabuiú. São eles: "SOLIDARIUM", da Cia Aos Trancos e Barrancos (Guaiúba), "FIAPOS DE HISTÓRIA", do Grupo Assum Preto (Pentecoste) e "A NOITE É UMA CRIANÇA MORTA",  como Coletivo Cotinha de Teatro (Banabuiú).

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COM OS CONVIDADOS

Como parte do Programa de Formação do FNT, companhias teatrais da Mostra Ceará Convida e Palco Giratório ministram oficinas gratuitas para o público.

No dia 8 o ator-bonequeiro e diretor da Cia Gente Falante, do Rio Grande do Sul, Paulo Martins Fontes, ministra a oficina "Construção da Forma e do Movimento - módulo teatro de objetos para jovens e adultos", na Sala da AGUA. De 8 a 12 a atriz Lívia Falcão, do grupo Duas Companhias, de Pernambuco, conduz a "Vivência no Fundo é Tudo Teatro". No dia 12,o grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, ministra pela manhã a oficina "TEATRO DE RUA – ESPAÇO, MOVIMENTO E RITMO", na sala da AGUA, em Guaramiranga. À tarde, o grupo segue para o município de Redenção, para o Seminário Políticas públicas para as Artes Públicas, na Unilab.

E mais, de 8 a 13, pela manhã e à tarde na Tenda FNT, acontecem oficinas Circo Escola, com o professor Pedro Lopes, que transmitirá técnicas de palhaço, perna de pau, malabares, acrobacias e slackline.

SERVIÇO
21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 6 a 13 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. Site: www.fntguaramiranga.com.br. Programação gratuita.




INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Eugênia Nogueira e Sônia Lage
85-3252.5401 / 9989.3913 (Eugenia) / 9989.5876 (Sônia)
t: @degage_imprensa  / f: degageassessoria


FONTE:


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK