Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014.
Santo do dia: Santos Anjos da Guarda; Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir Cor litúrgica: branco
Evangelho de hoje: São Mateus 18, 1-5.10
Primeira leitura: Êxodo 23, 20-23Leitura do livro do Êxodo:
Assim diz o Senhor: 20"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei.21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei".
- Palavra do Senhor - Graças a Deus
Salmo 90 (91)
- Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".
R: O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.
R: O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.
R: O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.
R: O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 1-5.10
- Aleluia, Aleluia, Aleluia! - Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102, 21)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".
- Palavra da salvação - Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897) Carmelita, Doutora da Igreja Poesia «Jesus, meu amado, recorda-Te!»; str. 9, 11-12, 16
«Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos»
Recorda-Te das divinas ternuras Com que cumulavas os mais pequenos. Também eu quero receber as tuas carícias Ah! Dá-me os teus beijos arrebatadores. Para fruir no céu a tua doce presença, Quero praticar as virtudes da infância. Pois não disseste tantas vezes: «O céu é das crianças»? Recorda-Te. […]
«Vinde a Mim, pobres almas sobrecarregadas, E os vossos fardos se tornarão ligeiros. E, ficando para sempre saciadas, Do vosso seio jorrarão fontes de água» (Mt 11,28; Jo 4,15). Tenho sede, ó meu Jesus, e desejo essa água Digna-Te inundar-me a alma com as suas torrentes divinas. Para fazer a minha morada No oceano do amor, Venho a Ti.
Recorda-Te que, filha de luz, Me esqueço tantas vezes de servir o meu Rei. Oh! Tem piedade da minha imensa miséria No teu amor, Jesus, perdoa-me, Digna-Te tornar-me capaz das coisas do céu, Mostra-me os segredos ocultos no evangelho. Ah! Pois esse livro de ouro É o meu maior tesouro. Recorda-Te. […]
Recorda-Te da festa dos anjos, Recorda-Te da harmonia dos céus, E da alegria das sublimes falanges Quando um pecador ergue os olhos para Ti (Lc 15,10). Ah! Quero tornar maior esta grande alegria, Jesus, quero rezar sem cessar pelos pecadores. Pois vim para o Carmelo Para povoar o teu céu. Recorda-Te.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário