Publicado em 03/12/2014 - 12:05 por Diego Borges
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/narede/games/playstation-completa-20-anos-confira-10-games-inesqueciveis-do-console/
O dia 3 de dezembro é muito especial para os gamers: há 20 anos, era lançado no Japão oPlaystation, console que revolucionou o mercado, ditou tendências e deu espaço para o nascimento e amadurecimento de dezenas de grandes franquias da atualidade.
Admita que você também ficava muito tenso enquanto a tela preta não aparecia…
Entre memory cards, cds (piratas) que não funcionavam e consoles de cabeça para baixo, listamos abaixo dez games inesquecíveis para o gigante da Sony.
10) Winning Eleven
A série futebolística da Konami existe e é bastante popular até hoje, entretanto é mais conhecida atualmente pela denominação europeia: Pro Evolution Soccer. Winning Eleven fez história no Playstation ao juntar os amigos para épicas partidas de futebol. O salto gráfico em relação a títulos como International Super Star Soccer, do Super Nintendo, era assustador. Era quase como a vida real. Mas vendo hoje em dia, até que nem eram tão bons assim…
9) Driver
Quando se pensa em jogo de ação com missões, vários carros e mundo aberto lembramos de Grand Theft Auto, mas nos anos 90, a série da Rockstar não tinha o mesmo brilho dos jogos lançados a partir da era PS2. Driver tinha muitos elementos semelhantes à GTA, mas se destacava mais por trazer um mundo completamente em 3D. A sequência manteve a qualidade, mas a partir de então, a série se perdeu.
8) Tony Hawk Pro Skater
A série “Tony Hawk” popularizou as manobras radicais do skate até entre quem não gostava. As missões, os comandos, os cenários e especialmente a trilha sonora espetacular fizeram da franquia da Activision uma das mais populares da era Playstation. Tony Hawk 2, 3 e até o 4 ainda fizeram bonito. A frequência de lançamentos, entretanto, esgotou a série, que atualmente não tem nem de longe a popularidade de outrora.
Vai, a gente sabe que você chorou agora ouvindo essa música. Sdds da infância <3
7) Tekken 3
Se na era 16 bit, Mortal Kombat e Street Fighter comandavam, na geração seguinte foi principalmente o jogo de luta da Namco que fez a cabeça dos gamers. As qualidade de Tekken 3 são inúmeras, passando pelos excelentes gráficos para a época, dezenas de carismáticos lutadores e uma variedade de modos de jogo que atraíam até quem não curtia tanto assim o gênero luta. Hoje, a série não tem o mesmo apelo, mas as lembranças das épicas lutas com o apelão capoeirista Eddy ou até com o dinossaurinho Gon, em participação especial no game, jamais serão esquecidas.
6) Crash Bandicoot
Muito antes de fazer The Last of Us ou a trilogia Uncharted, a Naughty Dog (subsidiária da Sony) desenvolveu o game do personagem que se tornaria ícone da era Playstation One: Crash Bandicoot. Os três jogos da série principal supriram a carência de jogos de plataforma de qualidade para o console da Sony, em relação aos grandes títulos do concorrente Nintendo 64. O carisma do protagonista, o design e variedade das fases, além da elevada dificuldade fizeram deste jogo um sucesso. No PS One, Crash teve ainda jogos derivados, como Crash Team Racing, de corrida, e Crash Bash, de minijogos, ao esquema de Mario Party. Nas eras seguintes, Crash deixou de ser desenvolvido pela Naughty Dog, passou a ser multiplataforma e contar com jogos de qualidade duvidosa.
5) Resident Evil
A série “Resident Evil” nasceu no PS e ajudou a popularizar o gênero Survival Horror. Os três jogos da franquia foram muito bem sucedidos e fizeram até o mais corajoso dos jogadores tomarem épicos sustos. Personagens memoráveis, munição escassa, corredores estreitos, cachorros que quebravam janelas e poderosas armas biológicas tornaram a franquia sucesso de vendas e críticas. Atualmente, a série principal voltou-se para um estilo mais focado na ação. Apesar das (muitas) queixas dos fãs e da crítica especializada, o novo estilo tornou a série ainda mais popular e comercialmente bem sucedida. No início de 2015, serão lançados dois novos games: a remasterização em HD de Resident Evil Remake, lançado em 2002 exclusivamente para GameCube, da Nintendo; e Resident Evil Revelations 2, segundo game da subfranquia da série.
4) Gran Turismo 2
O simulador Gran Turismo levou os jogos de corrida lançados até então a um outro patamar; e Gran Turismo 2 aperfeiçoou o que já era sensacional. Os modos de jogos, a variedade de veículos (eram 650), as pistas e a dificuldade popularizaram a franquia, que só melhora a cada lançamento. Por ser um dos principais lançamentos dos consoles da Sony, os jogos da série levam um longo tempo de desenvolvimento e sempre são sucesso de crítica e vendas.
3) Tomb Raider
Lara Croft, ao lado de Crash, e Playstation One são praticamente sinônimos. Foi lá que a franquia da exploradora de tumbas se popularizou e rompeu inclusive a barreira dos games ao chegar também aos cinemas, com filmes protagonizados por Angelina Jolie. Os polígonos que, naquela época, destacavam os atributos físicos da musa, e os icônicos saltos mortais milimetricamente contabilizados, eram um dos grandes destaques da franquia. Os jogos subsequentes para PSOne também fizeram bonito, mas a falta de inovação da franquia, que não soube se reinventar nas gerações seguintes de consoles, ameaçou a popularidade da série. Entretanto, tudo mudou no ano passado, com o lançamento de Tomb Raider, que representou um recomeço para a série, mais focado na ação e sobrevivência da personagem. O jogo foi sucesso de críticas e vendas e terá uma sequência no próximo ano.
2) Metal Gear Solid
Muitos gamers desavisados nem sabem que a bem sucedida aventura de Solid Snake no Playstation é uma sequência de jogos lançados para computador e NES (Nintendo Entertainment System), de tão completo e emblemático que foi o terceiro título da série, lançado para o PS. O jogo de espionagem foi extremamente inovador por dezenas de detalhes, especialmente pelo uso de técnicas de espionagem para avançar na aventura. A história complexa e grande uso de cinemáticas também são destaque. Sem falar de lutas emblemáticas, como aquela contra o vilão ‘Psycho Mantis‘, na qual o mesmo ‘lia a mente’ do jogador e descobria inclusive os jogos favoritos do gamer. Na verdade, o jogo lia as informações contidas no memory card, mudando assim as interações do personagem na hora da luta. Épico! A série de Hideo Kojima segue atualmente com altísismo padrão de qualidade, sendo sucesso de vendas e críticas ainda hoje.
1) Final Fantasy VII
Você pode fazer parte do grupo que não concorda com os rumos tomados pela série Final Fantasy atualmente, mas dificilmente discordará da revolução que Final Fantasy VII trouxe para os consoles de mesa e para o gênero RPG. Foi o título fundamental para garantir a liderança da Sony na guerra de consoles daquela geração, ao levar as épicas batalhas da série à terceira dimensão, com cenas em computação gráfica de babar (para a época), história repleta de reviravoltas e três discos de jogo, de tão grande que era a aventura. O título sempre integra listas dos melhores jogos já lançados de todos os tempos da maioria das publicações. A série Final Fantasy ainda é um sucesso atualmente, com excelentes vendas e gráficos de cair o queixo, já que esse detalhe sempre foi prioridade para a Square Enix. Entretanto, as mudanças e inovações a cada título novo da série geralmente dividem
opiniões.
opiniões.
Menção honrosa
– Silent Hill
– Castlevania: Symphony of the Night
Leia também:
FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/narede/games/playstation-completa-20-anos-confira-10-games-inesqueciveis-do-console/
Nenhum comentário:
Postar um comentário