PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ministra do TSE confirma que senador não perde mandato ao mudar de partido

Estadão Conteúdo
BRASÍLIA - A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou em análise realizada no plenário da Corte na manhã desta quinta-feira, 25, o entendimento de que senadores que mudam de partido não perdem o mandato. A análise do TSE respondeu a uma consulta elaborada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) em 2013, mas sinaliza o entendimento no Tribunal que deve ser aplicado no caso da senadora Marta Suplicy (sem partido-SP).
No final de maio, os diretórios nacional e estadual do PT protocolaram uma ação na qual reivindicam o mandato de Marta, que deixou o partido em abril. Um dia após, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, por unanimidade, em discussão de outro caso, que a regra de fidelidade partidária que prevê perda de mandato do político que muda de partido não se aplica aos casos de eleição para cargos majoritários - caso dos senadores.
Com base no entendimento do Supremo, Luciana Lóssio respondeu à consulta de Maggi declarando que não há perda de mandato para senador por mudança de partido. A ministra é também relatora do caso da senadora Marta Suplicy na Corte, que ainda não há data prevista para julgamento. A confirmação do entendimento do STF foi aprovada por todos os ministros do TSE, sem mais discussões.
FONTE: http://www.dci.com.br/politica/ministra-do-tse-confirma-que-senador-nao-perde-mandato-ao-mudar-de-partido-id476914.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK