PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alzheimer: "sinalizadores" que antecipam aparecimento

Antes do aparecimento da doença de Alzheimer "ocorre a formação de radicais livres" e a pesquisa realizada revela que esses radicais ativam o 'sinalizador'



LIFESTYLE SAÚDE


Pesquisadores da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, descobriram "sinalizadores" biológicos sem células sanguíneas que poderiam antecipar o alerta do aparecimento da doença de Alzheimer.

Antes do aparecimento da doença de Alzheimer "ocorre a formação de radicais livres" e a pesquisa realizada revela que esses radicais "ativam um 'sinalizador' biológico" (uma "proteína, designada Nrf2"), diz a equipe através de um comunicado.

Os radicais livres são "moléculas que poderiam conduzir à morte dos neurônios nesta doença". "A sinalização da proteína é mais evidente quando surgem as primeiras queixas de memória, em uma etapa inicial da doença de Alzheimer", explica Ana Cristina Rego, coordenadora do estudo, que já foi publicado na revista Biochimica et Biophysica Acta (BBA)- Molecular Basis of Disease.
Além disso, "nesta fase, aumenta a sinalização de 'moléculas de stresse' no retículo endoplasmático, um organelo celular com várias funções, como a síntese de novas proteínas e os processos de destoxificação celular", acrescenta a pesquisadora.
O período que antecede a doença de Alzheimer trabalhado nesta pesquisa, designado por Défice Cognitivo Ligeiro (DCL), situa-se entre os indivíduos cognitivamente saudáveis e os provável doentes de Alzheimer.
"Cerca de 10 a 20% das pessoas acima dos 65 anos encontram-se nesta fase intermédia de DCL e aproximadamente 15% irão progredir para um estado de demência anualmente", explica a UC na mesma nota.
"As alterações que ocorrem em indivíduos com DCL podem ser cruciais para se compreender o início dos processos de disfunção celular e morte neuronal na doença de Alzheimer, e auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas capazes de impedir a progressão da doença", salienta Ana Cristina Rego, citada pela UC na mesma nota.
FONTE:
http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/136959/alzheimer-sinalizadores-que-antecipam-aparecimento

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK