PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Acervo pessoal de Fernando Pessoa liberado para leitura online


Postado por: 
Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação

Olá, leitores!
Olha que notícia preciosa o Canal do Ensino preparou para vocês.
Nada mais, nada menos que abiblioteca pessoal de Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas de todos os tempos, está disponível paraconsulta online gratuita.
São aproximadamente 1.200 livros da biblioteca particular do escritor. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas de Fernando Pessoa.
“Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se patrimônio da humanidade — e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida. Graças à dedicação de uma equipe internacional foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Deste encontro resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de ‘O Livro do Desassossego’, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo”, afirmam os curadores do projeto.

FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa (1888-1935) foi o principal escritor do Modernismo português e, ao lado de Camões, foi um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos. Em 1895, foi para a África do Sul com a mãe e o padrasto. Voltou a Portugal, em 1905, e, como teve uma educação britânica, escreveu em inglês durante algum tempo (época em que escreveu a obra 35 sonnets, publicada em 1918).
Além da poesia, Pessoa colaborou em várias revistas literárias da época, como Orpheu. Mas é a poesia que mais chama a atenção. A singularidade do autor se destaca devido à intrigante questão da heteronímia. Fernando Pessoa tinha 3 heterônimos principais: Ricardo ReisAlberto Caeiro e Álvaro de Campos.
Curiosamente, o poeta só publicou 4 obras em vida, sendo que três delas são na língua inglesa. Ele ainda traduziu várias obras do inglês (de escritores como Shakespeare e Edgar Allan Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para o inglês.

OBRA DE FERNANDO PESSOA

Entre as obras disponíveis para consulta gratuita estão:

LEIA MAIS...

FONTE: BLOG NOTÍCIAS DO PARCEIRO

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK