PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 26 de abril de 2016

Interpretação de texto: 10 dicas para entender um texto mais rápido

Postado por: Taíza Torres
CANAL DO ENSINO

Olá, leitores!
interpretação de texto é muito importante, muitas pessoas tem dificuldade de entender realmente o que o texto ou artigo está dizendo e, por isso, precisam ler duas, três ou mais vezes o mesmo texto. O problema é que, com isso, o tempo passa e você acaba gastando um tempo até entender o que o artigo realmente querdizer. A leitura é importante e muitas pessoas têm dificuldade de entender textos simples, você não pode apenas passar os olhos, você precisar ler e dar sentido ao que se lê.
A interpretação de texto é muito cobrada nas escolas, em provas e principalmente em vestibulares como o Enem. Para não perder um tempo precioso lendo e relendo um texto, nós separamos 10 dicas para entender um texto mais rápido:
1º Dica – Nossa primeira dica para você conseguir fazer uma boa e rápida interpretação, é não se assustar com o tamanho do texto. As provas do Enem possuem perguntas enormes e, se você teme-las, vai demorar muito mais para entender e ler.
2º Dica – Leia tentando entender a visão geral do assunto em questão, o título ajuda muito a entender o que o texto está falando, mas ele é só uma apresentação do tema. No texto você vai entender mais sobre o assunto, vai saber se está falando bem ou mal de um determinado tema, por isso, leia prestando atenção no tema geral.
3º Dica – Parou em uma palavra que não conhece? Continue, muitas vezes você não precisa entender a palavra para entender o texto e você aprende uma palavra nova por ler o contexto. Não deixe que uma palavra desconhecida te desanime e faça parar.
4º Dica – Não compreendeu? Vá fragmentando o artigo e lendo por partes, dessa forma fica mais fácil a compreensão. Você precisa treinar essas dicas para quando precisar, conseguir interpretar bem os textos em um tempo mais curto.
5º Dica – Falamos acima que você vai conseguir interpretar sem precisar ler mais de uma vez, mas até você chegar nesse nível é preciso ler muito, ler com atenção e quantas vezes for necessário. A leitura é uma técnica, quanto mais você exercita, mais você melhora e não vai precisar repetir a leitura. As primeiras vezes você vai sentir dificuldade, mas, com o tempo, vai perceber uma melhora.
um-texto-e-um-oculos


6º Dica – Leia textos complicados para conseguir melhorar a interpretação. Não adianta nada ler textos simples e depois fazer uma prova com questões enormes, complicadas e cheias de “pegadinhas”. Você precisa ler artigos complicados, leia livros famosos e cheios de expressões que você não conhece, encontre textos de filósofos que precisam de uma boa interpretação. O treino vai deixar você cada vez melhor.
7º Dica – Faça resenhas dos textos que está lendo, isso ajuda a melhorar sua atenção no que lê e com o tempo vai deixar você mais rápido. É interessante fazer, além do resumo, um comentário seu sobre o texto.
8º Dica – Faça seus treinos lendo no papel, atualmente o computador, celular e tablets estão sempre a mão e, por causa disso, muitas pessoas leem neles, mas o melhor mesmo é ler no papel. Você deve conhecer o Kindle, ele é famoso por ser um leitor digital e muitas pessoas possuem, mas um estudo feito em 2014 mostrou que pessoas que leram pequenas histórias de mistério no Kindle tiveram mais dificuldade de ordenar os eventos que as pessoas que leram no papel.
Essa pesquisa mostrou que a falta do movimento de virar as páginas limita a experiência sensorial e reduz a memória de longo prazo do texto. Por esse motivo se você quer aprender a interpretar texto e entender mais rápido, treine no papel.
9º Dica – Em todo texto o autor defende uma ou mais ideias e você deve perceber, se ficar em dúvida do que ele está defendendo leia novamente, mas você precisa perceber as ideias do texto.
10º Dica – Nossa última dica é para você aumentar o seu vocabulário, para isso leia muitos textos e textos diferentes, de autores diferentes e temas diferentes. Faça exercícios para ampliar o conhecimento como palavras cruzadas e exercícios para conhecer melhor as palavras que são sinônimas e antônimas.
Seguindo essas dicas, pode ter certeza que vai se dar bem em uma interpretação de texto e não vai demorar tanto para entender o que o texto está querendo dizer.
Até logo!

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK