PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Quando a paixão se torna compaixão.


Quando a paixão se torna compaixão

A energia chamada paixão é sempre dirigida a alguém. Ela é possessiva, e porque é possessiva, é feia.
Transformar a paixão em compaixão significa que sua energia para o amor não é dirigida a ninguém em particular, é simplesmente o seu perfume, é simplesmente a sua presença, é simplesmente o jeito que você é. Não é dirigida, não é unidimensional, é radiação. Assim, quem quer que chegue perto vai sentir seu amor, e isso é não-possessivo.
O amor possessivo é uma contradição em termos, porque possessividade significa que você está reduzindo a outra pessoa a uma coisa.
Apenas coisas podem ser possuídas, não pessoas.
Apenas coisas podem ser propriedades, não pessoas.
A qualidade essencial das pessoas, o que as diferencia das coisas, é a sua liberdade, e a posse, a dominação, destrói a liberdade.

Assim, por um lado você acha que está amando uma pessoa, por outro lado você está destruindo a própria essência dela.
Compaixão é soltar o amor das garras de possessividade.
Então, o amor é apenas um brilho suave, sem direção, sem endereço. Você simplesmente deixa que ele transborde, porque você está cheio dele, não é uma questão de apenas pensar.
A paixão tem que passar por todo o processo de meditação para se tornar compaixão.
A meditação vai tirar toda a possessividade, a dominação, o ciúme, e deixar apenas a pura essência, o puro perfume do amor.
Apenas um homem profundamente enraizado na meditação pode ter compaixão. Portanto, quando eu digo para você transformar a sua paixão em compaixão, eu estou dizendo para você deixar a sua energia ser purificada, por meio da meditação, de tudo o que há de lixo nela.
Deixe-a tornar-se simplesmente uma fragrância disponível para todos.
Então ela não destrói a liberdade de ninguém, mas intensifica-a, e no momento em que seu amor aumenta a liberdade de alguém o amor se torna espiritual.
Osho

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK