Estudo revela que um quinto das infecções relacionadas com o uso de lentes de contato provoca danos nos olhos que podem resultar em cegueira
Dormir com as lentes nos olhos, nadar em piscinas ou praias sem tirar as lentes de contato, não lavar ou mudar o líquido das caixa das lentes, são alguns exemplos de falta de higiene, preguiça e falta de atenção que podem pôr em cheque a visão das pessoas que usam lentes de contato.
O alerta é dado pelo órgão governamental norte-americano Centers for Disease Control que sublinha que quem dorme com as lentes de contato pode sofrer danos permanentes na visão e até cegueira.
Mais de um quarto das 1075 infecções nos olhos podem ser provocadas por falta de higiene ou preguiça do utilizador, como reporta o Daily Mail.
Michael Beach, da organização Centers for Disease Control sublinha: “As lentes de contato são um método de correção da visão seguro e eficaz quando usadas e cuidadas como recomendado. No entanto, a má utilização e falta de cuidado pode provocar infecções nos olhos e por vezes provocar danos sérios e por muito tempo".
Para o último estudo desta organização os pesquisadores analisaram uma década de relatórios realizados por médicos, produtores de lentes de contato e pacientes. Concluíram que em 20% dos casos a utilização sofre cicatrizes, perda de visão ou danos tão grandes que precisou de um transplante de córnea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário