PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Chás para Retenção de Líquidos

Saiba mais sobre as causas e sinais da retenção hídrica. Veja também uma série de dicas e receitas de chás para acabar com o problema de líquidos e a retenção pelo organismo. 
Por Receita Natural
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, aquela dificuldade para fechar o zíper da calça nem sempre é um problema de quilos a mais. Em várias situações, esse aumento de medidas é causado pela retenção de líquidos pelo organismo e não pelo excesso de gordura. Por isso, o uso de chás e sucos diuréticos juntamente com a dieta costuma ajudar a diminuir a sensação de inchaço.
O nosso organismo é dotado de um sistema conhecido como linfático. A função desse sistema é transportar, filtrar e eliminar toxinas e outros resíduos que podem fazer malo corpo humano. Para isso, ele é composto de vasos que se espalham pelo tronco e membros.
Se há algum problemas nos capilares linfáticos, como o estreitamente ou o entupimento, o processo de eliminação de toxinas fica prejudicado. Então o corpo vai retendo líquidos e impurezas, causando inchaços em várias partes, sobretudo na barriga, nos braços, na pernas, mãos, pés e tornozelos.

Sintomas da Retenção Hídrica

O principal sintoma da retenção hídrica é o inchaço.
Muitas vezes, esse processo é tão comum que nos acostumamos com o corpo mais volumoso, ficando difícil perceber que há um problema. Uma das maneiras mais simples de confirmar que há retenção é apertar o local que parece inchado. Caso se forme uma mancha branca ou a pele pareça mais funda, demorando a voltar ao normal, é muito provável que você esteja retendo líquidos.
As mulheres são as principais vítimas do mal funcionamento do sistema linfático, principalmente durante aTPM ou na gravidez. Os homens, com menos frequência, também apresentam o problema.

A Retenção de Líquidos Engorda ou Aumenta o Peso?

O ganho de peso real por causa da retenção de líquidos não é muito grande. De um modo geral, a pessoa irá perder de 2 a 3 quilos se adotar medidas para contornar o problema, seja por meio de massagens, de dieta ou de outros tratamentos.
Além desses quilos a mais causados pelo acúmulo de toxinas, há também o inchaço, que leva ao aumento de medidas. Usando uma fita métrica, é possível observar a diferença após adotar uma dieta balanceada. Várias pessoas conseguem reduzir o número da roupa em pouco tempo apenas combatendo a retenção de líquidos. As dicas que daremos a seguir são ideais se você quer desinchar e reduzir a circunferência abdominal.
Retenção
O inchaço na região abdominal é um dos sinais da retenção de líquidos

Como Evitar a Retenção

Várias medidas simples podem ajudar muitíssimo a combater a retenção de líquidos. Movimentar o corpo em atividades físicas leves e prazerosas é fundamental, porque os músculos em movimento pressionam os vasos linfáticos fazendo com que a linfa seja transportada mais facilmente. Por outro lado, quem é muito sedentário tende a ter mais problemas de circulação e, consequentemente, inchaços em várias partes do corpo.
Outra mudança que faz diferença é a redução no consumo de sal e temperos industrializados. O vilão, nesse caso, é o sódio. O mineral sobrecarrega o organismo, que precisa se esforçar para eliminá-lo. Enquanto o sódio está presente, a retenção hídrica ocorre levando aos inchaços. O ideal é substituir alimentos ricos em sódio por versões mais saudáveis.
Beber muita água também é importante, porque é ela que ajuda os rins a filtrarem adequadamente todas as toxinas. Por mais estranho que pareça, é preciso tomar água em grande quantidade para acabar com a retenção de líquidos.
Além da água, todos nós devemos nos preocupar com a alimentação. Comidas gordurosas e cheias de substâncias nocivas são bastante prejudiciais para o sistema linfático. Com uma dieta mais balanceada, fica mais fácil impedir a retenção de líquidos e os inchaços causados por ela. Muita gente ignora, mas existe uma relação entre prisão de ventre e a retenção hídrica. O intestino preguiçoso está associada ao acúmulo de líquidos, sendo que ambos podem deixar a barriga mais inchada. Por isso, comer bem é também importante para atenuar esses problemas.

Remédios Naturais para a Retenção

Diversas receitas caseiras são indicadas para acabar com a retenção. Geralmente, elas são feitas com ingredientes que estimulam a eliminação de toxinas, diminuindo, assim, o inchaço. Veja algumas receitas de chás para aliviar a retenção hídrica:

Chá de Espinheira-Santa

espinheira santa é ótima para a desintoxicação do organismo. Ela melhora o sistema linfático e a filtragem das toxinas pelo rim, trazendo bons resultados em pouco tempo de uso. Para fazer o chá você vai precisar de:
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada
  • 1 colher (sopa) de folhas secas de espinheira santa
  • 3 colheres (sopa) de mel
Primeiramente, leve a água ao fogo e espere ferver. Depois que formarem as primeiras borbulhas, desligue e acrescente as folhas de espinheira santa. Abafe o chá e deixe descansar por 7 minutos. Após esse tempo, coe e adoce com o mel. O ideal é tomar 2 xícaras do chá por dia, de manhã e no fim da tarde.

Chá de Erva Doce

Outra planta excelente para quem sofre com a retenção de líquidos é a erva doce. Ela tem função diurética, tornando a eliminação de resíduos mais fácil. Os ingredientes do chá são:
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 colher (chá) de sementes secas de erva doce
Junte a água e as semente de erva doce em uma chaleira. Leve a mistura para cozinhar e quando começar a ferver abaixe o fogo. Aguarde 5 minutos, desligue abafe por 10 minutos. Então coe e tome morno ou frio de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de Cavalinha

Além de servir para a retenção de líquidos, a cavalinha também pode ser usada em compressas para cicatrizar ferimentos e espinhas. O chá é feito de forma simples:
  • 3 colheres (sopa) de talos de cavalinha
  •  litro de água filtrada
Para fazer o chá, leve os dois ingredientes ao fogo e desligue quando começar a ferver. Espere amornar, coe e guarde em uma garrafa com tampa. A dica é tomar pequenas porções do chá durante todo o dia, sempre que você se lembrar.
Chá de Cavalinha
O chá de cavalinha é uma ótima opção para desinchar

Chá de Salsinha

salsinha, tão utilizada na culinária, é um poderoso diurético natural. Seus benefícios podem ser obtidos tanto por meio da alimentação, quanto no preparo de chás. Se você sofre com a retenção de líquidos, vale a pena apostar na combinação da salsinha com a erva doce. Os ingredientes são:
  • 2 colheres (sopa) de folhas de salsinha frescas
  • 1 colher (sopa) de sementes secas de erva doce
  • 1 litro de água filtrada
Lave bem a salsinha e mantenha parte dos talos. Se tiver a planta em casa, use também um pouco das raízes, que contêm várias propriedades benéficas. Coloque a salsinha, a erva doce e a água em uma chaleira, leve para ferver e desligue quando surgirem as primeiras bolhas. Depois que amornar, coe e reserve para tomar durante o dia. A posologia é de 1 xícara do chá a cada 6 horas, até que o inchaço diminua.

Chá de Chapéu de Couro

chapéu de couro é uma planta do cerrado repleta de benefícios para a saúde. Assim como as outras ervas mencionadas, ele também é capaz de estimular o bom funcionamento do sistema linfático e, por isso, diminuir a retenção hídrica. Veja as quantidades necessárias para o preparo do chá:
  • 1 colher (chá) de folhas secas de chapéu de couro
  • 1 xícara (chá) de água fervente
Primeiramente, ferva a água em uma chaleira. Enquanto isso, coloque as folhas de chapeu de couro em uma xícara vazia. Despeje a água fervente sobre a erva, tampe com um pires e mantenha abafado por 10 minutos. Após esse tempo coe e tome a quantidade preparada antes de dormir todos os dias.

Alguns Cuidados

  • O consumo da espinheira-santa não é recomendado a gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos;
  • O excesso de erva-doce pode causar reações ao organismo. Por isso, é fundamental seguir as recomendações e não exagerar nas quantidades;
  • O chá de cavalinha não pode ser tomado durante mais de 5 dias consecutivos e deve ser evitado por mulheres grávidas;
  • Pessoas que sofrem com problemas renais devem evitar o consumo de salsinha. A planta também não pode ser consumida por gestantes;
  • Se você está grávida, o inchaço deve ser discutido com o médico responsável pelo pré-natal. Jamais tome chás ou remédios caseiros sem que o conhecimento do especialista, pois isso pode fazer mal para o bebê;
  • Antes de menstruar, beba muita água, evite o álcool e reduza a quantidade de sal na alimentação. Essas medidas vão reduzir o inchaço típico do período pré-menstrual;
  • Ao observar inchaços no corpo, vale a pena procurar um médico pois eles podem ser sintomas de outras doenças.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK