PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

30 livros sobre história da arte para download grátis

Olá,
A Arte está presente na vida humana em todos os seus aspectos, sendo uma das formas mais primitivas e vitais de expressão e comunicação. Está presente na arquitetura, dança, pintura, literatura, teatro, fotografia e em diversos outros meios. Pela arte, também é contada a história do homem, narrando os principais acontecimentos em ângulos onde muitas vezes não cabem as palavras formais. No período pré-histórico, a arte é encontrada antes mesmo da linguagem, por meio de pinturas em paredes.

Sua forma mais tradicional aparece nos quadros, nas pinturas de artistas famosos, que retratam sentimentos íntimos e grandes guerras, ratificando a ideia de que a história da arte é também a história da humanidade em si. Seria isso o que Oscar Wilde queria dizer ao afirmar que “a arte imita a vida”?

Por isso, o estudo da história da arte é de extrema importância para a compreensão da humanidade, seus caminhos e também para a análise de nossos futuros passos. Nas manifestações artísticas podemos encontrar um retrato de nossa sociedade, através da imitação, da crítica filosófica, social, política, etc. Como forma de facilitar o acesso aos acervos e a história da arte, diversas instituições e museus disponibilizam seu acervo para download gratuito através de livros digitais, dos mais diversos temas. Conheça abaixo duas importantes bibliotecas do mundo que disponibilizaram parte de seu acervo para download e, em seguida, uma lista com 30 importantes livros de história da arte para download gratuito. 


Biblioteca Digital Camões
A Biblioteca  Digital Camões, localizada em Portugal, disponibiliza para download gratuito mais de 30 livros sobre arte e arquitetura, separados por temas e, dentre eles, estão livros de estudos sobre a história da arte barroca, exposições europeias, arquitetura de cidades, como Lisboa. Esses livros podem ser encontrados por ordem de autor ou tema. Nas seções “História” e “Educação”, encontra-se uma série de livros que abordam a história da arte européia, tão influente em diversos outros lugares do mundo, inclusive na América do Sul e Brasil.

Um museu de arte com mais de 700 obras para download
O Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York é um dos mais importantes museus do mundo e agora parte de suas obras estão disponíveis para para download gratuito pelo público. “Cinco décadas de publicações do MET”, a biblioteca virtual criada pelo Museu contém mais de 700 obras, publicadas entre os anos de 1964 e 2016, de diversos artistas em todos os segmentos artísticos, como também estudos críticos e da história da arte, biografias de artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rembrandt, Claude Monet, Rosa Bonheur, Georgia O’Keeffe, John Singer Sargent e Utagawa Hiroshige.

As obras são disponibilizadas para download gratuito em formato PDF, classificadas por título, nome do autor, categoria principal e outras, contribuindo para a democratização do acesso à arte a todas as pessoas. As obras são todas em inglês, sendo necessário que o leitor compreenda o idioma. É possível acessar a biblioteca virtual do museu aqui.

30 livros sobre história da arte online grátis

Confira abaixo uma lista de 30 obras de história da arte, que englobam a história da arte de forma didática, crítica, filosófica; alguns livros genéricos, que funcionam como excelentes manuais de consultas e esclarecimentos, excelentes para um aprendizado rápido, focado e para o ensino em escolas, assim como livros que abordam a história da arte em determinados períodos e culturas. Todos os livros acompanham os respectivos links para download gratuito no formato PDF.

Os últimos cinco livros da lista, com interessantes recortes a respeito da história da arte em determinadas culturas, como Inca, Chinesa, da América Central, etc são do acervo do MET, e estão em inglês, porém, mesmo para o leitor leigo no idioma, oferecem uma grande riqueza de material para análise e apreciação.
  1. A História da Arte – E.H. Gombrich: Com mais de 600 páginas, o livro é um grande manual com detalhes sobre os artistas que mais se destacaram no mundo da arte desde a pré-história. Ema excelente escolha para quem busca aprender um pouco mais sobre a história da arte em um parâmetro geral. Edutora LTC.
  2. Arquitetura e Arte no Brasil Colonial – John Bury: É um livro construído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com mais de 200 páginas de detalhes sobre a arquitetura e a arte do Brasil Colonial, abordando grandes artistas como Aleijadinho e influências europeias.
  3. Iniciação à História da Arte – H. W. Janson e Anthony F. Janson: este livro, excelente para que está iniciando seus estudos sobre a história da arte, traz um parâmetro geral sobre o desenvolvimento da arte humana, desde os primeiros registros de pinturas rupestres e esculturas pré-históricas até às representações culturais do século XX.
  4. Detalhes de Do ponto ao Pixel – Richard Perassi Luiz de Sousa: em uma análise mais específica, o professor Ricard desenvolve nesse livro um detalhado estudo com análises sobre o desenvolvimento da ideia de ponto desde Kandinsky até as configurações digitais pixelizadas contemporâneas.
  5. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência – Yi-Fu Tuan: A análise da arte feita nesse livro traz uma rede complexa de sentidos que apresenta a arte como expressão das relações entre experiências e espaços e suas influências na compreensão dos lugares.
  6. Topofilia – Yi-Fu Tuan: Nesse estudo, o professor desenvolve uma compreensão do ser humano em relação à sua percepção do ambiente de modo artístico, envolvendo toda a complexidade de valores e compreensões culturais decorrentes.
  7. Cultura Pós-Moderna – Steven Connor: Nesse detalhado estudo, o professor discute a arte na pós-modernidade a partir das questões insaturadas que se apresentam na época e nas culturas do século XX.
  8. Arte no Horizonte do provável e outros ensaios – Haroldo de Campos: Nessa coleção de ensaios, Haroldo de campos parte dos fundamentos históricos e de uma análise social para discutir as possibilidades da arte na modernidade.
  9. Contradições Latino-Americanas in Culturas Hibridas – Néstor García Canclini: Para os estudiosos da arte latino-americana, esse livro faz uma análise do desenvolvimento da arte em nossas culturas e discute suas contradições.
  10. Poesia concreta, memória e desmemória In Poesia, antipoesia, Antropogagia – Augusto Campos: A semana de arte moderna foi um marco na história da arte no Brasil. Por isso, o poeta Augusto Campos, um grande nome na nossa poesia coloca a arte dentro de seu contexto histórico do movimento antropofágico discutindo as relações entre a poesia e a história.
  11. O eixo e a roda – Gonzalo Aguilar: nesse livro, o autor argentino traz o contexto histórico da arte no Brasil e na América Latina para discutir as produções artísticas de Hélio Oiticica, Augusto e Haroldo de Campos.
  12. Teoria Estética – Adorno Theodor: nessa obra, o autor traz uma análise da arte como herdeira da tradição e discute suas relações com a modernidade, em que a tradição artística é constantemente desafiada pela tecnologia.
  13. Da Pintura – Leon Battista Alberti: nessa obra, o artista e arquiteto discute a teoria da arte com pioneirismo a partir de uma análise sobre a técnica e os artistas do Renascimento Italiano. Um dos títulos mais importantes para os artistas interessados em arte europeia.
  14. O Ato Fotográfico – Phillippe Dubois: O artista faz uma análise histórica e crítica acerca da técnica e expressão da fotografia em uma série de ensaios que faz dessa obra uma das principais da área.
  15. Tópicos em História da Arte V: Esse livro apresenta uma série de ensaios e temas ligados à história da arte na modernidade e contemporaneidade.
  16. Tópicos em História da Arte IV: em uma abordagem didática, o livro traz ensaios a análise sobre a história da arte nos movimentos neoclássico, Romântico e Realista.
  17. Tópicos em História da Arte III: em uma abordagem didática, o livro traz ensaios a análise sobre a história da arte nos movimentos Modernidade, Renascimento, Maneirismo, Barroco e Rococó.
  18. Tópicos em História da Arte II: em uma abordagem didática, o livro traz ensaios a análise sobre a história da arte na Idade Média.
  19. Tópicos em História da Arte I: em uma abordagem didática, o livro traz ensaios a análise sobre a história da arte na pré-história e antiguidade.
  20. As Fontes da Arte Moderna – Giulio Carlo Argan: Um excelente livro que aborda em um corte crítico e histórico as influências sociais, artísticas, culturais, políticas que culminaram o movimento de arte moderna.
  21. História Ilustrada da Arte – Ian Chilvers: Livro que traz uma exposição e análise do desenvolvimento da arte ao longo da história de uma forma diferenciada, pela própria expressão artística nessa composição ilustrada. As ilustrações são dispostas em capítulos separados por época: da Pré-História à Idade Média; Renascimento e Maneirismo; Do Barroco ao Classicismo; O Século XX; e A Arte Moderna.
  22. História da Arte – Graça Proença: A filósofa apresenta nessa obra uam anáise histórica da arte em uma visão mais abrangente de sua inserção no processo cultural como o todo, sendo uma referência importantíssima no estudo de história da arte e uma boa opção para quem busca um primeiro contato com o tema.
  23. Arte – Vários Autores – Secretaria de Educação do Estado do Paraná: esse livro, elaborado pela secretaria de educação PR, é um material didático fruto de diversas pesquisas sobre ensino da história da arte no Ensino Médio, abordando a arte em seus movimentos históricos no Brasil e no Mundo, as diversas formas de expressões artísticas em um material didático e excelente para o ensino de Arte nas escolas.
  24. Arte Egípcia: material didático riquíssimo que aborda a história da arte egípcia em seus diversos contextos culturais, como no Egito Antigo e Novo império, Arte para os mortos e suas dinastias, Arquitetura, pintura e alto relevo, Arte homoerótica e o transgênero no Egito, Zoser, Tutancâmon e Akhenaton, Pintura, arquitetura e escultura, Costumes, hábitos e queer art.
  25. Age of Spirituality: Late Antique and Early Christian Art, Third to Seventh Century – Weitzmann, Kurt, ed. [Inglês]: Esse livro traz a história da arte nos períodos da antiguidade e nos primeiros séculos da era cristã, e como o cristianismo exerce sua influência nas composições artísticas da época. É um dos estudos mais representativos sobre o tema que, para quem tiver interesse e habilidade de ler em inglês, será de grande riqueza de conhecimento:
  26. The Art Heritage of Puerto Rico: Pre-Columbian to Present – Museo del Barrio, The Metropolitan Museum of Art [Inglês]: A obra produzida pelo Museo del Barrio aborda todas as heranças históricas da arte de Porto Rico e seu desenvolvimento desde o período pré-colombiano até meados do século XX.
  27. The Colonial Andes: Tapestries and Silverwork, 1530–1830 – Phipps, Elena, Johanna Hecht, and Cristina Esteras Martín [Inglês]: Esse livro traz a história do desenvolvimento artístico na região dos Andes nos séculos XVI a XIX e suas formas na região dos Andes, quando os europeus cristãos chegaram à região e encontraram o Império Inca com todas as suas expressões artísticas e culturais.
  28. Between Two Cultures: Late Nineteenth- and Twentieth-Century Chinese Paintings from the Robert H. Ellsworth Collection in The Metropolitan Museum of Art – Fong, Wen C [Inglês]: Essa obra explora a arte chinesa em um período crucial de sua história, entre 1860 e 1960, quando a pintura chinesa se transformou de sua herança histórico cultural para uma fusão com as influências modernas, sendo um período pouco explorado nas pesquisas de história da arte.
  29. Christian Dior – Martin, Richard, and Harold Koda [Inglês]: Esse livro publicado em homenagem aos 50 anos após a obra “New Look” de Christian Dior, traz a trajetória desse que é um dos maiores artistas da comtemporaneidade:
  30. The Essential Art of African Textiles: Design Without End – LaGamma, Alisa, and Christine Giuntini [Inglês]: Essa obra é dedicada a contar a história e as influências sociais, políticas, religiosas, culturais de uma das mais belas heranças artísticas que atravessam por séculos as diferentes culturas africanas: suas texturas.
Boa leitura!

FONTE: Canal do Ensino

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK