PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Benefícios da Erva Mate

Conheça os poderes curativos da Erva Mate
Veja as informações apresentadas no Globo Repórter sobre os benefícios da erva mate para a saúde. Conheça as propriedades medicinais e como tomar o chá da erva. 

POR RECEITA NATURAL

Globo Repórter que foi exibido no dia 24 de fevereiro de 2012 investigou o poder medicinal das plantas nativas do Brasil. Uma das plantas que foram analisadas durante o programa é a erva mate, encontrada nas matas subtropicais da América do Sul. De acordo com o que foi apresentado no programa, o chá de erva mate ajuda a perder peso, bem como reduz os níveis de colesterol e taxa de açúcar do sangue.
E mesmo depois de tanto tempo depois da apresentação do programa, informações sobre a erva mate ainda são muito procuradas, por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre ela.

Propriedades da Erva Mate

Entre as propriedades da erva mate, destacam-se as substâncias encontradas nessa planta. A erva possui quantidades consideráveis de vitamina C, D e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, manganês, potássio, fósforo e ferro. A erva mate ainda contém taninos, responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Ela também possui cafeína, que atua como excitante, e saponina, que melhora a libido.
Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, investigaram a atuação da erva mate em nosso organismo. A pesquisa contou com 200 pessoas, que consumiram o chá de mate após as principais refeições. Os resultados mostraram que a bebida ajuda a reduzir, e muito, os níveis de colesterol no sangue. Os voluntários que já tomavam remédio para o colesterol tiveram um resultado ainda maior. Nesses casos, o chá potencializou os efeitos da medicação.

A pesquisa também constatou que o chá mate também reduz as taxas de açúcar no sangue. Assim, a bebida colabora para reduzir os sintomas do diabetes e outros problemas relacionados à doença. Alguns voluntários também perceberam que após algum tempo de consumo do chá haviam perdido peso. A explicação para o emagrecimento está na redução dos níveis de açúcar e gordura. A erva mate dificulta a absorção dessas substâncias pelo organismo, durante o processo digestivo. Por isso, além de melhorar o colesterol alto e o diabetes, a erva também é interessante para quem precisa emagrecer.

Como Tomar o Chá

A bebida investigada pelos pesquisadores da UFSC foi preparada com a erva mate tostada acrescida de água quente. O chá foi deixado em infusão por alguns minutos e consumido durante o dia após as refeições principais. Segundo os voluntários, o gosto da bebida é amargo, mas é possível se adaptar. Algumas pessoas até apreciam esse sabor amargo do chá e tomam no lanche da tarde, acompanhado de bolo, biscoitos ou pães.
Não é aconselhável o consumo do chá de mate à noite, pois ele contém cafeína e pode atrapalhar o sono, já que a erva deixa a pessoa excitada e com mais energia. Consuma o chá até as 18 horas, no máximo.
O grupo de pesquisadores investe na fabricação de cápsulas compostas com a erva mate, que poderão ser tomadas por qualquer pessoa. Em alguns anos, essas cápsulas deverão estar disponíveis no mercado e a erva mate considerada como um fitoterápico.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK