PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 11 de julho de 2017

Android tem um 'botão de pânico' escondido; saiba o que é e como funciona

(Foto: reprodução)
POR OLHAR DIGITAL
Dependendo da forma que você usa o Android, o sistema pode ser seguro o bastante um uso tranquilo. No entanto, a plataforma do Google ainda é a mais visada para distribuição de malware e às vezes até aplicativos distribuídos pelo Google Play podem burlar as proteções da empresa e ser usado para práticas maliciosas. É por isso que o sistema ganhou um “botão de pânico” secreto, encontrado por membros do fórum XDA Developers.
Mas como funciona? A ideia é livrar é evitar problemas como o WannaCry, que gerou pânico entre usuários de Windows em maio. No Android, o “vírus sequestrador” costuma ser um aplicativo que toma toda a tela do usuário, se sobrepondo a todas as outras funções do celular, impedindo que ele faça qualquer outra coisa enquanto não pague o que o cibercriminoso pede. Com o botão de pânico, seria possível voltar para a tela inicial e tomar as providências para remover o app malicioso.
A forma como esse recurso foi implementado foi bastante inteligente para que ele entre em ação de forma muito intuitiva. Quando um malware como esses toma conta do celular, uma reação instintiva do usuário é pressionar o botão de voltar várias vezes. Por isso, quando o recurso estiver ativo, a ação de pressionar rápida e repetidamente a tecla de retorno ativa o modo de pânico.
A ferramenta foi incluída na última versão pública do Android distribuída pelo Google, com a numeração 7.1. Ela também não está ativa para todo mundo, e apenas foi identificada no código-fonte do sistema operacional e precisa ser especificamente ligada para que possa funcionar.
A julgar pelo fato de que o recurso ainda está escondido no sistema operacional, é provável que o Google ainda esteja testando a ferramenta e não a julga pronta para ser divulgada. Com isso, tudo aponta para que o botão de pânico do Android seja oficializado nas próximas atualizações, possivelmente com a chegada da versão “O”, que ainda não tem um nome oficial.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK