PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de julho de 2017

CATEQUESE: Qual o significado das cores que representam o Tempo Litúrgico?

CATEQUESE:
Qual o significado das cores que representam o Tempo Litúrgico?
-----------------------------------
As vestes litúrgicas possuem cores variadas. Cada uma com seu significado marca os mistérios celebrados em cada missa. 

“As cores litúrgicas nos ajudam a vivenciar o momento litúrgico em que a Igreja está caminhando. Cada cor tem um sentido que nos ajuda a mostrar o tempo litúrgico que estamos vivendo”, ressaltou o frater Murillo Di Carvalho.
As cores usadas durante as missas representam o Tempo Litúrgico. São seis cores que marcam, durante todo o ano, os diversos momentos vividos pela Igreja. Estas cores foram fixadas em Roma há séculos e, em seguida, os cristãos do mundo inteiro aderiram ao costume.
O frater explicou parte da história: “A cor era vivenciada a partir do imperador romano. Se ele saia para uma guerra, ele ia de vermelho. Se ia para um casamento, de dourado. Então, a Igreja cristianiza um símbolo, e esse símbolo nos ajuda a rezar. Por isso, a gente percebe em cada cor uma distinção diferente, um significado, uma alegria, que nos ajuda a entrar em contato com o mistério da revelação do Cristo para nós”.
O ano litúrgico começa com a cor roxa. Ela marca o início de tudo, é o Tempo do Advento. As outras cores são: a vermelha, verde, branca, rosa e preta. Cada uma representando um momento celebrado pela Igreja, seja alguma festa ou solenidade.
“A vermelha nos mostra o martírio, todas as pessoas que derramaram sangue pela causa da Igreja. É usada também na Sexta-Feira da Paixão, a morte de Cristo, e no Domingo de Ramos. O paramento verde é o mais comum, abrange grande parte do calendário litúrgico e nos mostra a esperança, que nós estamos sempre esperando, algo novo, algo interessante. O branco é a cor mais festiva da Igreja, para grandes momentos de Páscoa, Natal, casamento, batizado, festas de Nossa Senhora, de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O rosa é usado apenas em dois domingos do ano litúrgico: o quarto domingo da Quaresma e o terceiro domingo do Advento. E por último, uma cor de fato, de luto”, pontuou Fr. Murillo.
Geralmente as estolas trazem a cor que deve ser usada na celebração, mas o altar também pode conter alguns detalhes que remetam à cor litúrgica.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK