PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 24 de março de 2018

Você sabia que a maçã do supermercado é coberta de cera?

Leia Esse Artigo Antes de Comprar as Maçãs no Supermercado
As frutas são os alimentos mais completos que existem. Ricas em fibras, vitaminas e mineiras, são essenciais para o nosso organismo e devem fazem parte de uma alimentação saudável. Dentre tantas opções, a maçã é uma das melhores escolhas, pois são riquíssimas em flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas. 

No entanto, antes de você sair para comprar maçãs para você e sua família, veja este alerta que vamos te dar agora. Sabe quando você vê aquelas maçãs brilhantes na prateleira do mercado ou até mesmo na feira? Pois bem. Você pode não saber disso, mas aquela casca brilhante está revestida com uma camada de cera, justamente para torná-las mais atraentes para os consumidores e dar impressão de frescor. 
Mas por que aplicam cera nas maçãs?

As maçãs têm um alto teor de água, mas também produzem sua própria cera natural que reveste a fruta, o que mantém a umidade e o frescor por um bom tempo. Porém, depois que as maçãs são colhidas nas fazendas, os produtores as lavam para remover a sujeira, e nisso se perde grande parte da cera natural. 
Portanto, esses produtores ou vendedores aplicam uma camada de cera sintética comestível para compensar isso. Estas maçãs são revestidas com goma-laca ou cera de carnaúba para dar brilho e melhorar sua aparência. Um revestimento de cera ajuda a selar a umidade, prolongando a vida útil da fruta.  
Essas maçãs "enceradas" parecem tão novas e frescas que é difícil dizer a diferença entre uma fruta recém-colhida e outra que já foi colhida há meses. De acordo com órgãos regulamentadores de alimentos, os produtores de maçã estão autorizados a usar uma certa quantidade de cera nas maçãs. No entanto, você não pode ter certeza do quanto é utilizado, ou muito menos saber quando a fruta saiu da fazenda até chegar ao mercado. 
Revestimentos de cera afetam a qualidade das maçãs que você come. Um dos efeitos é a chamada respiração anaeróbica, já que a cera pode atuar como uma barreira ao oxigênio, essencial para a fruta. Além disso, a cera pode ser usada para disfarçar a qualidade das maçãs - elas podem parecer frescas, firmes e brilhantes, mas podem ser encharcadas e sem sabor. 
Essas ceras também podem causar estragos no sistema digestivo. Segundo o Dr. Anju Sood, nutricionista de Bangalore (Índia), “a cera natural presente nas maçãs é facilmente digerida e não causa danos ao corpo. Por outro lado, o revestimento de cera é feito para preservar as maçãs o máximo que puderem. A cera usada pode não ser facilmente absorvida pelo corpo e pode ser prejudicial ao cólon ou ao intestino delgado”.
O dietista indiano Mehar Rajput, em Nova Déli, acrescenta: “As maçãs revestidas com cera podem causar riscos à saúde, como problemas respiratórios, úlceras ou até mesmo infecções. Há momentos em que você pode até sentir algum desconforto depois de comê-las. Portanto, uma ótima ideia é sempre se livrar dessa cera antes de consumi-la”. Abaixo estão cinco maneiras de fazer isso: 
1. Mergulhe a maçã em água quente por alguns segundos para remover a cera. Depois, lave-a novamente em água corrente.  
2. Misture uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma vasilha com água. Mergulhe cada maçã na mistura e esfregue-a com uma escova apropriada para limpar legumes e frutas. Depois, lave-a na torneira. 
3. Você também pode usar vinagre misturado na água em vez de suco de limão. Esfregue as maçãs e lave com em água corrente antes de comer. 
4. O vinagre de maçã também é uma ótima opção. Umedeça um pano limpo ou um pedaço de papel-toalha com vinagre de maçã e passe na fruta, e lave-a em seguida. 
5. Você também pode descascar a maçã antes de comê-la. A única desvantagem é que você não vai consumir muitos dos nutrientes da fruta que estão justamente na casca.
 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK