PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Será que estalar os dedos faz mal?

Entenda o que essa ação tão comum pode causar nas juntas
(foto: YouTube/Vox/Reprodução)
POR REVISTA ENCONTRO - Seja espreguiçando pela manhã, seja após usar o computador, é quase inevitável estalar alguma articulação, principalmente dos dedos. Mas, será que isso faz mal? Algumas pessoas acreditam que essa ação feita de forma rotineira pode levar ao aparecimento de artrite, de outro tipo de inflamação ou mesmo de lesão na articulação.

De acordo com o cirurgião ortopédico Kim L. Stearns, do Hospital Luterano de Cleveland, nos Estados Unidos, em entrevista para o portal americano Insider, estalar as articulações ou as juntas são "algo com ocorrência normal e comum".

O ruído característico do estalo, que parece ser a indicação de que algo não vai bem, conforme consta em artigo da revista científica Harvard Health Publishing, nada mais é do que "bolhas estourando no líquido sinovial, que é o fluido que ajuda a lubrificar as articulações".

Como mostra o site Insider, na prática, não há uma conexão conhecida entre estalar as articulações e o surgimento de artrite – considerando apenas o hábito casual. Portanto, quando sua mãe dizia que esse movimento característico das mãos e dos dedos poderia causar inflamação, a Ciência não conseguiu comprovar a teoria das progenitoras.

Na verdade, muitos reclamam do barulho do estalo, porque consideram algo irritante para quem está à volta.

Confira, abaixo, a explicação científica do estalo (em inglês):

LEIA MAIS EM...

Um comentário:

Jennifer da Silva Garcia disse...

Confesso que as vezes me pego estalando os dedos rsrs.
Amei conferir o post, e saber um pouco mais do assunto.
https://blogdajenny2014.blogspot.com/

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK