PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 17 de julho de 2018

Descubra as principais causas de coceira na pele

Sociedade Brasileira de Dermatologia fala sobre as doenças ligadas ao prurido
(foto: Pixabay)
É praticamente impossível passar a vida inteira sem sofrer com alguma coceira incômoda, insuportável ou não, em alguma parte do corpo. A reação na pele, dependendo da intensidade e da evolução, pode comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, é importante saber o que pode estar por trás desse problema tão chato.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o prurido ou coceira na pele é um motivo de alerta principalmente quando persiste por mais de seis semanas ou é recorrente. "Mesmo quando tratada e, principalmente quando não aparecem lesões na pele, a coceira pode estar associada a doenças sistêmicas, precisando de diagnóstico e tratamento", informa a SBD em comunicado enviado à imprensa.

Normalmente, conforme a entidade médica, quando a coceira é aguda, pode ser decorrente de uma reação adversa causada por medicamento ou ser fruto de alguma substância irritante que entrou em contato com a pele (dermatite de contato). "Pode ainda ser desencadeada por picadas de insetos; algumas vezes acompanhar viroses; ou ainda ser causada por certas doenças dermatológicas específicas como a escabiose, dermatite seborreica, dermatite atópica, eczema e micoses", afirma a SBD.

Vale lembrar que a coceira irritante também pode estar ligada a questões psicológicas e até mesmo psiquiátricas, piorando com momentos de ansiedade, estresse, calor e exercícios físicos.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia cita as principais doenças da pele que podem causar coceira ou prurido:

Ressecamento da pele (xerose)
O problema pode aparecer em qualquer parte do corpo, principalmente nas pernas, braços e mãos. Banhos quentes, demorados, com esponjas e com muito sabonete; Sol; vento; frio; poluição; e produtos químicos são os fatores externos mais conhecidos como causadores de xerose. A idade é outro fator que influencia o grau de ressecamento da pele. Assim, idosos, crianças e mulheres na menopausa tendem a ter a pele mais seca. Para evitar o ressecamento, a SBD recomenda alguns cuidados: tomar banhos mornos, sem esponjas e com pouco sabonete; usar filtro solar; utilizar hidratantes; evitar a exposição solar prolongada; e usar luvas apropriadas durante a manipulação de produtos químicos.

Dermatite atópica
"É um dos tipos mais comuns de alergia da pele. Não contagiosa, genética e crônica, se caracteriza por pele seca e coceira intensa. Geralmente ocorre em pessoas com história pessoal ou familiar de asma, rinite ou mesmo eczema atópico", afirma a entidade médica. A condição provoca lesões avermelhadas, descamativas, escoriadas e, muitas vezes, com crostas principalmente nas dobras do cotovelo, atrás dos joelhos e do pescoço. "A pele do paciente atópico funciona como uma barreira protetora inadequada e, com isso, qualquer estímulo externo pode desencadear a coceira. O contato com materiais ásperos, exposição à poluição, ao ar condicionado, à fumaça, à poeira, às fragrâncias ou corantes, aos detergentes e aos produtos de limpeza em geral, às roupas de lã e de tecido sintético, à baixa umidade do ar, ao frio intenso, ao calor e à transpiração, às infecções, ao estresse emocional e a certos alimentos são fatores de risco para o desencadeamento da coceira". A prevenção se dá por meio do fortalecimento da barreira da pele usando hidratantes específicos para pele muito seca, protegendo do Sol e evitando os fatores de risco.

Sarna (escabiose)
"É uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. Após o macho morrer, a fêmea penetra na pele, cava um túnel por 30 dias e deposita os ovos. Quando eles eclodem, liberam larvas que voltam à superfície da pele para completar o ciclo", esclarece a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O contágio se dá pelo contato entre humanos, com pessoa doente ou roupas infectadas e por meio de objetos contaminados. O principal sintoma, conforme a SBD, é a coceira ou prurido, que é sentido principalmente à noite. "As principais lesões na pele são os túneis e, nas suas extremidades, pequenas vesículas. As lesões aparecem, geralmente, entre os dedos das mãos, nas axilas, nos punhos, na palma da mão, auréolas e genitais. O tratamento é individualizado para cada paciente".

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK