PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 28 de maio de 2019

Saiba como reconhecer e-mails falsos enviados em nome do SPC e Serasa

Eles são usados para o roubo de dados sensíveis a partir de mensagens sobre supostas dívidas contraídas pelas vítimas.
.
O envio de e-mails falsos para aplicar golpes não é uma novidade e já está presente na internet há muito tempo. Os criminosos aproveitam do descuido e da desinformação para espalharem vírus e códigos e aplicarem golpes. O SPC e o Serasa já vêm sendo usados para atrair alvos, mas agora você pode ficar esperto e saber reconhecer quando uma mensagem não é real.

Normalmente a situação ocorre quando o usuário abre seu e-mail e se depara com uma mensagem dizendo que ele irá aparecer nas listas de proteção ao crédito destas duas empresas e que podem negativar seu nome. A pessoa é cobrada por uma suposta pendência, com a mensagem pedindo que ela baixe um arquivo e/ou clique em um link para resolver a questão. Dessa forma, ela pode cair em dois tipos de golpe: no primeiro, ela pode instalar um arquivo malicioso, que pode roubar dados do seu PC ou smartphone. No outro, ela pode se deparar com um golpe de phishing, ou seja, a criação de uma página falsa de uma instituição financeira ou operadora de telefonia, por exemplo, e que pede para que ela insira seus dados bancários para resolver a pendência.

No entanto, existem alguns aspectos comuns nessas mensagens que podem ajudar o usuários a identificá-las como falsas. Geralmente seus títulos são chamativos e o corpo do e-mail traz informações assustadoras, que preocupam e geram certo medo no caso do usuário ignorá-las. Assim, quem estiver desavisado é instigado e realiza a ação solicitada.
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK