PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 2 de julho de 2019

Como acompanhar o eclipse solar de hoje no Brasil

Algumas cidades do Brasil poderão acompanhar um eclipse no fim da tarde de terça-feira, 2.
ECLIPSE SOLAR
Um eclipse solar poderá ser observado no céu de algumas cidades brasileiras nesta terça-feira, 2. Confira abaixo como fazer para acompanhar.

Eclipses totais são raros - é quando a Lua se posiciona à frente do Sol, na perspectiva de quem está na Terra, fazendo com que tudo fique escuro por um período de tempo. O eclipse previsto para terça-feira, 2, é desses - mas não no Brasil.

De acordo com a NASA, a Lua vai cobrir a Terra por cerca de cinco minutos no fim da tarde de terça-feira. Partes da América do Sul - incluindo Argentina e Chile - vão observar o eclipse total, enquanto outras áreas próximas só vão poder ver a Lua ocupando parte do Sol.

Como acompanhar

O eclipse deve ocorrer no fim da tarde de terça-feira, 2. A Lua deve começar a encobrir o Sol por volta das 16h23, mas as fases do evento variam de lugar para lugar.

De acordo com o Observatório Nacional, os lugares com melhor visualização serão Porto Alegre, onde o sol terá 75% de sua área sombreada pela lua, a partir das 16h48; Florianópolis (60%, com início às 16h53), Curitiba (55%, com o eclipse iniciando às 16h55), Campo Grande (46% - início às 16h56), São Paulo (46% - início às 17h), Rio de Janeiro (40% - início às 17h03).

Os estados da Região Norte vão ver apenas um pequeno eclipse, enquanto o Nordeste deve ficar sem nada para ver. Um mapa fornecido pela NASA permite saber detalhes do horário em diversas partes do mundo.

É bom sempre lembrar que ninguém deve olhar diretamente para o Sol, mesmo em um eclipse - a forte luz solar pode causar danos para a visão. É indicado o uso de óculos especiais que filtrem os raios solares ou então telescópios ou câmeras com algum tipo de filtro.

Caso você não consiga sair para acompanhar - ou prefira não observar diretamente por questões de saúde -, o eclipse poderá ser visto pela internet. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) vai transmitir imagens do fenômeno a partir das 16h15. Outra opção é assistir pelo canal do TimeAndDate.com no YouTube a partir das 16h.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: josenidelima@gmail.com FAVOR INFORMAR O LINK