PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

PÓLIPO NASAL – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

.
Pontos-chaves do artigo
→ O que é o pólipo nasal: pólipo nasal é um pequeno tumor benigno, em forma de gota ou uva, que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais.
→ O que causa: supõe-se que os pólipos nasais sejam causados por inflamação crônica do epitélio que reveste os seios nasais, como ocorre nos casos de pacientes alérgicos e/ou asmáticos.
→ Sintomas: pólipos pequenos são assintomáticos. Pólipos grandes podem causar obstrução parcial das vias aéreas, provocando constipação nasal, alterações do paladar e roncos ao dormir.
→ Tratamento: spray nasal à base de corticoides é o tratamento mais utilizado. Se não houver resposta, a cirurgia para remoção dos pólipos pode ser necessária.

O que é o pólipo nasal?

O pólipo nasal é um tumor benigno que surge na mucosa da cavidade nasal. Ao contrário dos pólipos que surgem no intestino grosso ou na bexiga, esse tipo de pólipo não tem nenhuma relação com o câncer. Pólipos nasais não são câncer nem apresentam risco de virar câncer.

Qualquer pessoa pode ter um ou mais pólipos nasais, mas eles são mais comuns nos indivíduos com mais de 40 anos. Nas crianças, essas lesões são raras. Enquanto na população adulta a incidência de pólipos pode chegar aos 5%, na infância eles só são encontrados em cerca de 0,1%.

.
Os pólipos nasais podem se desenvolver em qualquer ponto do cavidade nasal ou dos seios paranasais. Eles geralmente estão associados a quadros de inflamação crônica das vias aéreas, como asma e rinite alérgica.

Imagina-se que inchaço da mucosa nasal provocado pelo processo inflamatório possa causar uma “queda” de parte da mucosa, que fica suspensa, adquirindo um formato de gota.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK