PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Você sempre acorda cansado? Veja o que fazer

Por Que Precisamos do Sono Profundo?
Sono Profundo
POR TUDO POR EMAIL
O sono é fascinante, complicado e absolutamente essencial, tudo de uma vez. É impressionante pensar que cada um de nós passa quase um terço da vida inteira dormindo. No entanto, cada vez mais pessoas não dormem o suficiente, seja por vontade própria ou porque fisicamente não conseguem. Nós já discutimos aqui sobre a quantidade de horas de sono que precisamos de acordo com a idade, assim como as melhores posições para dormir, porém o tópico sobre o qual gostaríamos de focar hoje é o ciclo do sono e, principalmente, sono profundo, porque não basta dormir uma quantidade específica de horas a cada noite, mas também é importante dormir profundamente o suficiente para acordar bem e revigorado.

Os 4 estágios do sono
Você provavelmente já ouviu o termo “ciclo do sono” antes. Refere-se a um ciclo gradual, estágio por estágio, de variações do sono pelas quais passamos várias vezes enquanto dormimos à noite. O ciclo do sono consiste em 5 etapas principais, cada uma essencial e especial por si só. A imagem abaixo ilustra o ciclo do sono e os estágios do sono.

Etapa 1. Sonolência
Este é o curto estágio de transição entre estar acordado e adormecer. Durante esse estágio, seus músculos começam a relaxar, sua respiração e batimentos cardíacos diminuem e você está se preparando para dormir. Contrações musculares e movimentos oculares lentos são típicos para esse estágio.

Estágio 2. Sono leve
Como no caso do estágio anterior, durante o sono leve você ainda está parcialmente desperto e é muito fácil acordá-lo. Seu corpo ainda está relaxado e suas ondas cerebrais diminuem de velocidade e os movimentos dos olhos geralmente param. Esse estágio pode durar 20 minutos ou mais, com pesquisas mostrando que esse é o estágio em que passamos mais tempo enquanto dormimos. 


Estágios 3 e 4. Sono moderado e profundo 
Durante esses estágios, as pessoas experimentam o sono mais profundo, caracterizado pela menor frequência cardíaca, ondas cerebrais e respiração. Durante esse estágio crucial, a pessoa relaxa completamente e é muito difícil acordá-la. O sono profundo é essencial para a formação de novas memórias e a excreção de hormônios importantes no cérebro. Este é o estágio que permite ao seu cérebro relaxar e se recompor após um longo dia de pensamento e coleta de informações.
Estágio 5. Sono REM
 O estágio final do ciclo do sono é o chamado sono REM (em inglês: Rapid Eye Movement), ou Rápido Movimento dos Olhos, nomeado após os movimentos oculares rápidos característicos observados durante esse estágio. Durante esse estágio, a atividade cerebral aumenta até a vigília e começamos a sonhar. Simultaneamente, nossos corpos ficam temporariamente paralisados para nos impedir de agir do jeito que estamos fazendo em nossos sonhos.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK